Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34118

Share on

Title: Efeito da idade e da taxa de modulação no reconhecimento da fala intermitente
Authors: SILVA, Rayane Ferreira da
Keywords: Audição; Idoso; Teste de discriminação de fala; Percepção da fala
Issue Date: 16-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Idosos com limiares auditivos normais frequentemente relatam dificuldades em compreensão da fala em ambientes ruidosos. Acredita-se que essa dificuldade esteja relacionada a alterações no processamento auditivo temporal. O objetivo do presente estudo foi investigar o reconhecimento auditivo da fala intermitente em função de diferentes taxas de modulação e em função da idade. Participaram do estudo 20 adultos jovens (idade média de 21 anos), 20 adultos de meia idade (idade média de 48 anos) e 16 idosos (idade média de 65 anos), todos com limiares auditivos melhores que 25 dB NA até a frequência de 4000 Hz. Os participantes foram submetidos à realização de testes de reconhecimento da fala intermitente, apresentada em três condições de modulação: 4 Hz, 10 Hz e 64 Hz. Como material linguístico, foram utilizadas as listas de sentenças da versão brasileira do Hearing in Noise Test (HINT). Foram determinados percentuais de reconhecimento para fala para cada condição de teste (4 Hz, 10 Hz e 64 Hz de modulação). Foi verificado um efeito da idade no reconhecimento da fala segmentada: indivíduos com mais idade apresentaram maior dificuldade em reconhecer a fala segmentada em tempo. Percebe-se ainda um efeito de taxa de modulação nos três grupos etários: quanto maior a taxa, melhor o desempenho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34118
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Rayane Ferreira da Silva.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons