Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3411
Título: Potencial de integração de uma área periférica ao centro histórico: o caso do Aterro do Bacanga em São Luís-MA
Autor(es): da Fonseca Neto, Hermes
Palavras-chave: Centro histórico
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Fonseca Neto, Hermes; de Albuquerque Lapa, Tomás. Potencial de integração de uma área periférica ao centro histórico: o caso do Aterro do Bacanga em São Luís-MA. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A dissertação tem por objetivo identificar as potencialidades do Aterro do Bacanga e sua integração no contexto do Centro Histórico. O núcleo central da tese consiste em investigar o porquê da construção do Aterro do Bacanga, qual a sua função inicial proposta e de que forma os usos apropriados para a área vêm contribuir para a Conservação Urbana Integrada da Cidade de São Luís. A área do Aterro possui algumas vinculações com o Centro Histórico, pois foi responsável pela melhoria do seu sistema viário , com a construção no Anel Viário e pela instalação de equipamentos urbanos (permanentes e provisórios) que estimularam atividades na sua extensão. As potencialidades, a serem estudadas, referem-se a toda atividade que leve à integração da área de estudo com o Centro Histórico, ou seja, as formas através das quais estas atividades são capazes de completar outras exercidas na área tombada, e vice-versa. Para isso se faz necessária a identificação das atividades localizadas na área, seus atores e a dinâmica de fluxos com o resto da cidade. As potencialidades de integração do Aterro com a Cidade e principalmente com o Centro Histórico, nos levam a considerar as características da área tombada, suas particularidades como área de interesse histórico e sua vizinhança com o objeto de estudo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3411
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5336_1.pdf3,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.