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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34030

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Título: Resiliência integral e juventudes periféricas: análise de uma experiência formativa no campo educacional
Autor(es): SILVA, Maria Lúcia Ferreira da
Palavras-chave: Educação - Aspectos sociais; Juventude; Resiliência integral; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 26-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O campo educacional brasileiro enfrenta inúmeros desafios, principalmente no que se refere à formação das juventudes, mais especificamente das juventudes periféricas, que têm sido postas constantemente como sinônimo de violência, periculosidade e criminalidade. A resiliência integral desponta como um dispositivo de resistência, potencializando a decolonização e valorizando o devir-juventudes-periféricas. Este trabalho localiza-se no campo multiparadigmático da abordagem qualitativa exploratória e fez uso da pesquisa documental e bibliográfica para investigar as concepções teóricas que ajudaram a compor a visão de resiliência mobilizada no Curso de Formação de Educadores Holísticos do Neimfa, no intuito de re/construir uma perspectiva de resiliência integral. E da pesquisa participante para compreender os processos de cultivo de resiliência em jovens moradores da periferia do Coque, Recife/PE, que participaram deste curso. Apresentamos a perspectiva de resiliência de Boris Cyrulnik e Edith Grotberg, por terem sido os mais citados nos documentos mapeados. Montamos um mapa da resiliência integral/transpessoal a partir dos quatro quadrantes de Wilber e indicamos que a maioria dos autores utilizados no Curso de Formação de Educadores Holísticos tem uma perspectiva teórica que se alinha com as visões ecológicas e sócio ecológicas de resiliência. A partir da análise temática das entrevistas com 10 jovens periféricos, construímos seis grandes blocos de categorias que ressaltam os processos de promoção de resiliência: Percepções de si e do outro: ontem e hoje, Momentos significativos vivenciados no Curso, Entre os desafios e as dificuldades encontrados no percurso do curso, Superação das dificuldades e os empecilhos à superação, Conselhos e sugestões para as/os jovens, Conselhos e sugestões aos professores. Estas categorias indicam que os processos formativos das juventudes periféricas resgatam uma ótica de promoção numa perspectiva integral, participativa, multidimensional, processual, histórica, imersa em uma rede relacional complexa de mecanismos subjetivos, objetivos, sociais e culturais, que nos habilita a inúmeras possibilidades de modificações constantes nos níveis intrapessoal (corporificada), interpessoal (relacional) e transpessoal (enactiva). A resiliência integral passa a ser tida com um potencial a ser promovido ou cultivado, pois oferece uma lente para a observação da experiência em seus aspectos internos e externos, que coemergem na percepção do que se vivencia. As juventudes periféricas são percebidas como um dispositivo de subjetivação de novas formas de vida, vidas resistentes, integrais e multidimensionais. Vidas capazes de existir para além de uma norma que precisa inferiorizar e desqualificar para subsistir. Vidas que habitam espaços coletivos nos quais a solidariedade, o amor e o respeito concebem existências dignas e resilientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34030
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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