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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33988

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Title: A redução de acidentes como possível argumento de reforço à política de priorização de transporte público: análise sobre como o tema é percebido na sociedade
Authors: CONCEIÇÃO, Amanda Maria da
Keywords: Engenharia Civil; Acidentes de trânsito; Faixas exclusivas para ônibus; Transporte público
Issue Date: 25-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação inicialmente buscou analisar qual a relação entre a implantação de faixas exclusivas para transporte público e a redução de acidentes de trânsito em vias urbanas. Na maioria das grandes cidades do Brasil e do mundo o serviço de transporte público tem importância destacada na mobilidade urbana. Medidas de melhorias desse serviço, como a implantação de faixas exclusivas, são comumente adotadas em vias que apresentam alta demanda de tráfego. Assim, parece ser consenso que a prioridade ao transporte coletivo gera benefícios operacionais, como menores tempos de viagem, velocidades mais elevadas e melhores condições aos usuários nos seus deslocamentos. Porém, essas medidas podem gerar grandes impactos na vida cotidiana das cidades que as recebem e por esta razão precisam ser bem avaliadas no contexto do processo de tomada de decisão. Desta forma, essa dissertação parte da hipótese que a implantação de faixas exclusivas para ônibus e o consequente reordenamento urbano advindo dessa medida podem ter impactos positivos na redução de acidentes de trânsito. Porém, técnicos, políticos e a sociedade em geral parecem que ainda não estão atentas a esse fato. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar se a redução de acidentes de trânsito pode ser utilizada como possível argumento de reforço à política de priorização de transporte público e fazer uma análise sobre como esse tema é percebido na sociedade. Para atingir o objetivo proposto foram avaliados os dados de acidentes antes e depois da implantação de faixas exclusivas em sete vias da cidade do Recife e os resultados apontaram para uma redução na maioria desses corredores. Isso parece denotar que a redução de acidentes pode sim ser utilizada como argumento de reforço à implantação de faixas exclusivas e deveria ser levada em conta no processo de tomada de decisão de novos investimentos em priorização de transporte público. Posteriormente, foi aplicado um questionário com 385 usuários do sistema de transporte público e 100 técnicos de transportes para entender se as pessoas percebem essa relação entre implantação de faixas exclusivas para ônibus e redução dos acidentes. A análise desses questionários aponta que a imensa maioria das pessoas não percebe que a implantação de uma faixa exclusiva pode diminuir o número de acidentes em uma via urbana. Assim, aumentar o número de pessoas que percebam esse fato pode ser decisivo para melhorar as políticas de priorização de transporte público no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33988
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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