Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3398
Título: Estudo morfológico de cidades do Agreste Pernambucano - séculos XVIII e XIX
Autor(es): Lemoine Neves, André
Palavras-chave: Morfologia urbana;História Urbana
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lemoine Neves, André; Manuel do Eirado Amorim, Luiz. Estudo morfológico de cidades do Agreste Pernambucano - séculos XVIII e XIX. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Este pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o processo de surgimento de um grupo de cidades no Agreste Pernambucano ao longo do século XVIII e seu desenvolvimento até o final do século XIX, buscando determinar as causas que levaram ao seu surgimento, as origens de suas formas e as regras que regeram o seu crescimento; integrando História Urbana e Regional e Morfologia Urbana no intuito de acrescentar novos dados ao estudo e discussão dos processos de urbanização no Brasil e, em especial de Pernambuco, ao longo do período colonial e além dele; buscando, através de algumas teorias de formação do espaço urbano, estabelecer a relação entre os processos formadores desses núcleos urbanos com os demais produzidos no Brasil sob os princípios da urbanística portuguesa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3398
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5331_1.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.