Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33831

Compartilhe esta página

Título: Biografia na sala de aula : a construção de saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vida
Autor(es): GALVÃO, Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Historiografia; Biografia; Aprendizagem; Ensino médio
Data do documento: 31-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho estuda possibilidades de uso da biografia, como recurso didático em sala de aula, no Ensino Médio, em diálogo com a produção historiográfica mais recente. O objetivo é analisar como o estudo de biografias, dentro do aporte teórico-metodológico da historiografia atual, em um processo de mediação pedagógica desenvolvido pelo docente em sala de aula, pode contribuir para a construção de saberes históricos entre os discentes do Ensino Médio. Dessa forma, busca-se responder à questão: Como desenvolver a construção de saberes históricos em sala de aula a partir do trabalho com biografias? O debate acerca da relação entre biografia e historiografia/ciências humanas perpassa por autores como François Dosse, Pierre Bourdieu, Lígia Pereira e Benito Schmidt. A questão da mediação pedagógica do docente frente ao desafio de trabalhar em sala de aula com o uso de biografias, diante dos novos olhares e sujeitos que emergem na historiografia atual, tem como referência autores como Jörn Rüsen, Peter Lee, Fernando Penna, Selva Guimarães e Ilmar Mattos. Através da análise da narrativa biográfica em relação a historiografia e da constatação da presença de biografias no Ensino de História ao longo do tempo busca-se problematizar essa prática bem como estudar possibilidades do emprego de histórias de vida em sala de aula na atualidade, dentro de um processo de ressignificação das mesmas. Como resultado pretende-se a construção de um produto didático-pedagógico para uso dos professores de Ensino Médio, com orientações, sugestões e caminhos para o trabalho com biografias em sala de aula a partir de seus novos papéis e perspectivas historiográficas atuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33831
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros Galvão.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons