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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3383
Title: A mudança, o medo e a mulher no discurso dos candidatos à Presidência do Brasil nas Eleições 2002 - A Interdiscursividade e suas Interdições
Authors: Moreira Gonçalves de Albuquerque, Andréa
Keywords: Comunicação; Política; Discurso; Eleições; Telepropaganda eleitoral; Análise do Discurso
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Moreira Gonçalves de Albuquerque, Andréa; Maria de Azevedo Mello Gomes, Isaltina. A mudança, o medo e a mulher no discurso dos candidatos à Presidência do Brasil nas Eleições 2002 - A Interdiscursividade e suas Interdições. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: O objetivo deste trabalho é investigar as ocorrências na relação estabelecida entre os discursos dos quatro candidatos mais cotados na disputa pela Presidência do Brasil, nas eleições 2002: Anthonny Garotinho, do PSB, Ciro Gomes, do PPS, José Serra, do PSDB, e Luís Inácio Lula da Silva, do PT. O nosso corpus para análise provém dos programas desses candidatos no Horário Eleitoral Gratuito da Propaganda na Televisão, com recortes do discurso da mídia a respeito da campanha. Do ponto de vista metodológico, utilizamos algumas categorias da Análise do Discurso, entre outras teorias, para analisar os discursos a partir de três temas que consideramos marcantes na telepropaganda dos presidenciáveis: a mudança, o medo e a mulher. A nossa investigação identificou a interdiscursividade como fenômeno proeminente no confronto entre os candidatos e confirmou as hipóteses deste trabalho, de que, em 2002: todos os presidenciáveis tentaram alçar o patamar de catalizadores da mudança, procurando atender à expectativa do eleitorado que apontava nessa direção; uma disputa de sentidos evidente, nessas eleições, deu-se entre os discurso do medo e da mudança, produzindo a esperança; a mulher, por ser maioria no eleitorado brasileiro, ganhou um tratamento especial dentro das estratégias discursivas dos candidatos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3383
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