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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33778

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de-
dc.contributor.authorLUNA, Luan Costa de-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:35:53Z-
dc.date.available2019-09-26T19:35:53Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33778-
dc.description.abstractCalculadora consiste em recurso tecnológico que possibilita a exploração de conceitos matemáticos, argumentação e criticidade. Defendemos que seu uso em sala de aula precisa estar distribuído com outros recursos que intervém no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, atividades em livros didáticos. Assim, analisamos, à luz dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, atividades com calculadora em todas as coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2017. Identificamos um total de 1359 atividades com calculadora, as quais não estão distribuídas equitativa e gradativamente entre os volumes dos livros didáticos. Constatamos a predominância de atividades no eixo números e no paradigma do exercício com referência à matemática pura, como também, a ausência dos ambientes de aprendizagem em cenários para investigação, vinculados a uma semirrealidade e a vida real. Detectamos incoerência do que é discutido no manual do professor, com os comentários do Guia do PNLD e as atividades encontradas nos livros didáticos. Assim, destacamos que, embora as coleções analisadas apresentem possibilidades de uso da calculadora, ainda se faz necessário que os manuais do professor estabeleçam uma maior articulação com as atividades sugeridas no livro do estudante, e, sobretudo, que se contenham sugestões de outras atividades para a prática docente. Esses resultados evidenciam limitações para o trabalho didático com a calculadora. No cenário atual, não é suficiente utilizar a calculadora apenas como um recurso de verificação de resultados. É necessário, portanto, que os autores de livros didáticos proponham atividades com calculadoras que atribuam significado ao seu uso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e raciocínio crítico dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMáquinas de calcularpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleO uso da calculadora em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: análise à luz da educação matemática críticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1220087994837408pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514107834669536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxCalculator consists of a technological resource that allows the exploration of mathematical concepts, argumentation and criticality. We argue that its use in the classroom needs to be distributed with other resources that intervene in the teaching and learning process, such as activities in textbooks. Thus, we analyzed, in the light of the learning environments of Critical Mathematics Education, activities with calculators in all collections of textbooks from Middle School (6th to 9th grade) approved by PNLD 2017. We identified a total of 1359 calculator activities, which are not equitably and evenly distributed among textbook volumes. We observed the predominance of activities in the numbers axis and in the exercise paradigm with reference to pure mathematics, as well as the absence of learning environments in research scenarios, linked to a semi-reality and real life. We found inconsistency in what is discussed in the teacher's manual, with comments from the PNLD Guide and the activities found in textbooks. Thus, although the analyzed collections present possibilities of using the calculator, it is still necessary that the teacher's manuals establish a greater articulation with the activities suggested in the student's book, and, above all, that they contain suggestions of other activities for teaching practice. These results show limitations for the didactic work with the calculator. In the current scenario, it is not sufficient to only use the calculator as a result verification feature. It is therefore necessary that textbook authors propose activities with calculators that assign meaning to their use, contributing to the development of skills and critical thinking of students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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