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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33755
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | WILLMERSDORF, Ramiro Brito | - |
dc.contributor.author | LEITE, Gustavo Cavalcanti da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T19:00:46Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T19:00:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33755 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, os escassos recursos para investimento governamental em infraestruturas criam obstáculos para a atividade econômica, prejudicando o crescimento do país e o bem-estar da população. Diante desta realidade, este trabalho propõe um modelo alternativo de avaliação econômica dos investimentos estruturadores governamentais de forma a auxiliar os gestores públicos com ferramentas de flexibilidade gerencial quando da tomada de decisão para execução dos projetos. Como os recursos dos governos são escassos e um grande número de projetos estruturadores precisam ser executados, a tomada de decisão sobre qual deve ser a prioridade de aplicação de recursos deve ser pautada em ferramentas que possam quantificar o valor do projeto e que considerem alternativas gerenciais para a sua implantação. A teoria de Monte Carlo aliada à Teoria de Opções Reais (TOR), busca incorporar às abordagens tradicionais de avaliação de projetos a precificação de opções de: adiamento, expansão e até mesmo abandono. Diferentemente das análises de projetos para o investimento privado, buscou-se propor uma alternativa que incorpora a externalidade positiva socioambiental para a apropriação dos fluxos de caixa como ferramenta para futura carteirização de projetos do governo. A metodologia de pesquisa foi composta por aprofundamento teórico, análises documentais, proposição de modelo alternativo para avaliação de projetos do setor, e o caso com aplicação do modelo proposto em um projeto estruturador de implantação do Terminal de Regaseificação de SUAPE. Foram avaliados tamanhos de terminal de regaseificação sem possibilidade de expansão bem como as opções de expandi-lo, levando em consideração a metodologia de precificação da molécula do gás, mercado atendido, ampliação ou não do consumo de gás em termoelétricas e externalidades ambientais positivas originadas a partir de sua instalação, bem como análises dos resultados obtidos. Os dados mostram que a instalação e utilização de termelétricas é fator preponderante no tamanho do terminal a ser instalado e que as externalidades positivas baseadas no preço, oferta e segurança no fornecimento de gás alcançam o sertão. Abordou-se, aqui, tanto a lacuna socioambiental que existe tanto no projeto de engenharia tradicional quanto o uso das opções reais aplicadas em projetos governamentais de infraestrutura de grande vulto. Este estudo mostrou-se limitado pelo atual arcabouço jurídico de licitação de obras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Terminal de regaseificação | pt_BR |
dc.subject | Opções reais | pt_BR |
dc.subject | Investimento | pt_BR |
dc.subject | GNL | pt_BR |
dc.title | Proposta alternativa de avaliação econômica aplicada a projetos estruturadores utilizando opções reais | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Ézio da Rocha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0022972119930184 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8965627710203749 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Brazil, scarce resources for government investment in infrastructure create obstacles to economic activity, hampering the country's growth and well-being of the population. Given this reality, this paper proposes an alternative model of economic evaluation of governmental structuring investments in order to assist public managers with managerial flexibility tools when making decisions for project execution. Since government resources are scarce and a large number of structuring projects need to be carried out, decision-making on what should be the priority of resource allocation should be based on tools that can quantify the value of the project and which consider management alternatives for implementation. The Monte Carlo theory, coupled with the Real Options Theory (TOR), seeks to incorporate into the traditional approaches to project evaluation the pricing of options for postponement, expansion and even abandonment. Differently from the analysis of projects for private investment, we sought to propose an alternative that incorporates the positive socio-environmental externality for the appropriation of cash flows as a tool for the future mapping of government projects. The research methodology consisted of theoretical deepening, documentary analysis, proposition of an alternative model for the evaluation of projects in the sector, and the case with application of the proposed model in a project for the implementation of the SUAPE Regasification Terminal. Regasification terminal sizes were evaluated with no possibility of expansion as well as the options to expand it, taking into account the methodology of pre-determination of the gas molecule, market served, expansion or not of gas consumption in thermoelectric and positive environmental externalities originated from its installation, as well as analyzes of the results obtained. The data show that the installation and use of thermal meters is a preponderant factor in the size of the terminal to be installed and that the positive externalities based on the price, supply and security in the gas supply reach the backlands. The socio-environmental gap that exists in both the traditional engineering project and the use of the real options applied in large-scale governmental infrastructure projects has been addressed here. This study was limited by the current legal framework for bidding for works. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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