Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3369
Título: Xiré Ade : o olhar de Pierre Verger sobre o travestismo no carnaval brasileiro
Autor(es): Tabosa Júnior, Florilton
Palavras-chave: Identidade Nacional;Comunicação;Fotografia;Carnaval
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Tabosa Júnior, Florilton; Freire Prysthon, Ângela. Xiré Ade : o olhar de Pierre Verger sobre o travestismo no carnaval brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A dissertação busca invest igar t raços da ident idade nacional na obra fotográfica de Pier re Fatumbi Verger. Ela toma como objeto de estudo fotos realizadas na década de 40, período de intensa reflexão sobre a brasilidade. Alguns dos negat ivos apresentados na dissertação permaneceram inéditos. O recorte feito pr ivilegia o t ravest ismo no carnaval como forma de discutir o caráter sexual do brasileiro por meio da festa que muitas vezes se confunde com nós mesmos. O interesse por esta produção ganha relevância quando se pensa que grande parte do acervo foi preparada para uma das revistas mais importantes na história da imprensa brasileira: O Cruzeiro. Em missão pela revista, o olhar est rangeiro de Verger saiu país afora, documentando t raços da cultura popular , t ipos humanos, aspectos religiosos, e tudo que dizia respeito ao caráter nacional. Sua obra sobre o Brasil nunca foi totalmente publicada, apesar de muita coisa ter sido veiculada nas páginas da revista e tantas out ras editadas em alguns livros. Nem sempre é fácil encontrar a identidade brasileira na produção de Verger. Nos vemos, incondicionalmente, nas fotografias, mas o cor te de tempo e espaço existe e muitas vezes nos afasta do objeto ali presente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3369
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4587_1.pdf7,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.