Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3367
Título: O frevo nos discos da Rozenblit: um olhar de designer sobre a representação da indústria cultural
Autor(es): VALADARES, Paula Vivana de Rezende e
Palavras-chave: Frevo.;Rozenblit;Capa de disco;Indústrias culturais;História;Design gráfico
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vivana de Rezende e Valadares, Paula; Galvão Coutinho, Solange. O frevo nos discos da Rozenblit: um olhar de designer sobre a representação da indústria cultural. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A fábrica de discos Rozenblit (1954 1983) foi uma indústria cultural, instalada em Recife-PE, sendo a única grande gravadora fora do eixo centro-sul do país. Ela se dedicou à gravação de ritmos regionais, em especial o frevo, um gênero musical relacionado ao carnaval e à tradicional cultura popular pernambucana. A capa de disco é produto do design gráfico e reflete relações com a história e com a cultura. Este trabalho trata de uma investigação da representação do frevo através do design dos discos da Rozenblit, produto da cultura material, e de sua relação com a história e com aspectos culturais, a partir de uma análise de base semiótica para esclarecimentos tanto da configuração desses objetos, quanto de seus significados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3367
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4357_1.pdf2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.