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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33639
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Título : | PBL-Coach: um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino em computação na abordagem problem-based learning |
Autor : | BESSA, Bruno Rodrigues |
Palabras clave : | Ciência da computação; Aprendizagem baseada em problemas |
Fecha de publicación : | 23-nov-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Aprendizagem baseada em problemas (PBL) ganhou aprovação generalizada como uma abordagem construtiva, centrada no aluno, para ensino e aprendizagem. Defendendo o uso de problemas da vida real para iniciar e motivar o processo de aprendizagem O PBL é uma estratégia indutiva que promove a compreensão de novos conceitos, bem como o desenvolvimento de habilidades, habilidades e atitudes profissionais. Assim, é fundamental que professores e alunos implementem PBL em conformidade com seus princípios fundamentais. Por outro lado, tal implementação se torna um desafio, considerando que o PBL é fundamentalmente diferente dos métodos tradicionais de instrução direta. Sem o suporte pedagógico e tecnológico adequado, a qualidade, eficácia e autenticidade da PBL estão em risco. Na tentativa de superar esses desafios, este trabalho apresenta o Ambiente de Aprendizado Virtual PBL-Coach (VLE). Construído sobre os princípios PBL originados das teorias de aprendizagem que fornecem uma base científica para o método. Como conseqüência, este artigo descreve detalhadamente uma investigação científica sobre uma implementação prática da ABP, impulsionada pela investigação sobre como alcançar os objetivos: (i) Scaffolding professores e alunos na implementação do método PBL através do PBL-Coach; (ii) Investigar o tipo de recursos tecnológicos que são úteis e utilizáveis no processo PBL; (iii) Manter os princípios fundamentais do PBL para um processo de aprendizagem autêntico e eficaz. Como resultado, três estudos de caso são descritos detalhadamente para validar nossa investigação, consistindo em um cenário do mundo real com clientes, professores, tutores e alunos. Cada estudo de caso forneceu um bom nível de evidência de que o PBL-Coach, usado em um ambiente real e autêntico, pode promover um processo efetivo de aprendizado através de uma série de recursos tecnológicos cuidadosamente projetados. Incentivar os resultados proporcionou a motivação para evoluir o PBL-Coach, incluindo componentes adicionais de Realidade Aumentada e Virtual como trabalhos futuros. |
Descripción : | LIMA, Simone Cristiane dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Simone Cristiane dos |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33639 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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