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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33637

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Título: Um framework conceitual para implementação e gestão da abordagem PBL no ensino de Computação
Autor(es): RODRIGUES, Ariane Nunes
Palavras-chave: Ciência da computação; Gestão de processos
Data do documento: 18-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa está inserida no contexto do ensino de Computação e tem como motivação os desafios do processo de ensino e aprendizagem tradicional: centrado no professor, formação orientada à aprendizagem conceitual e desenvolvimento técnico. Como alternativa a esses desafios, a pesquisa defende as abordagens centradas no estudante, tendo o PBL (Problem-Based Learning) como exemplo mais forte. PBL é adequado para Computação porque promove uma formação orientada à prática e desenvolvimento de competências demandadas pelos perfis profissionais do mercado de trabalho. Implementar o processo de ensino com PBL não é uma tarefa trivial e depende de esforços de uma equipe pedagógica com papéis específicos, além do professor. Na prática, a equipe pedagógica precisa planejar adequadamente o processo aos objetivos educacionais, conduzir sua execução em conformidade com os princípios PBL, acompanhar e verificar os resultados de aprendizagem do estudante, além de manter a qualidade da execução do processo. Diante desse contexto, a pesquisa tem como objetivo sistematizar a implementação e a gestão do processo de ensino e aprendizagem na abordagem PBL para o ensino em Computação, por meio de um framework conceitual, denominado “Framework By-Cycles”. Fundamentado em modelos e técnicas de gestão, o By-Cycles é composto por etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act), com componentes metodológicos que apoiam a operacionalização das etapas. A pesquisa foi conduzida pelo método Design Science Research (DSR), em ciclos de Design e de Engenharia. O By-Cycles foi aplicado em contextos reais e sua efetividade foi avaliada sob o rigor e relevância, inerente à estratégia “Risco Humano e Eficácia” do modelo FEDS (Venable, Heje e Baskerville, 2016). Com o estudo de caso, evidências destacam que o framework permite que a equipe pedagógica conduza o processo de ensino e aprendizagem em PBL de forma controlada e rigorosa e sua estrutura promove a qualidade do processo de ensino e aprendizagem pela gestão e aderência aos princípios PBL.
Descrição: LIMA, Simone Cristiane dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Simone Cristiane dos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33637
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