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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33611

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Carmen Aparecida Guimarães Peixoto-
dc.date.accessioned2019-09-25T17:30:34Z-
dc.date.available2019-09-25T17:30:34Z-
dc.date.issued2018-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33611-
dc.descriptionCAVALCANTI, Carmen Aparecida Guimaraes Peixoto, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PEIXOTO, Carmen Aparecida Guimaraespt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo “A Formação Continuada de Professores e suas implicações na prática docente”, tendo como contexto de desenvolvimento a formação continuada dos professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNFEM e suas práticas, em uma escola de referência em Belo Jardim-PE. Tomamos como objetivo geral: Compreender que aspectos da formação continuada de professores no Ensino Médio no PNFEM foram trabalhados em 2015 e destes quais chegaram à prática docentee específicos: a) Mapear os aspectos trabalhados na formação continuada dos professores do Ensino Médio (PNFEM) da rede pública estadual no município de Belo Jardim; b) Identificar, dentre os aspectos trabalhados na formação continuada de professores do Ensino Médio, quais destes chegaram à prática docente, c) Analisar os desafios encontrados na inserção dos aspectos pautados na formação continuada do PNFEM, na prática docente. Nosso pressuposto é de que, embora o processo de formação continuada de professores seja reconhecido como inerente à melhoria da qualidade na prática docente, o mesmo não consegue de fato se efetivar. As bases teóricas centram-se em Marin (1995), Imbernón (2010), Nóvoa, (1992,1997), Freire (1997), para tratar dos conceitos e concepções da formação continuada, Tardif (2000), Franco (2006), Sacristán e Perez Gomez (1998), para o trato da prática docente. O desenho metodológico se pautou na abordagem qualitativa com procedimentos de coleta centrados na análise documental, na observação e na entrevista. O tratamento dos dados se deu a partir da análise de conteúdo segundo Moraes (2003). Os participantes da pesquisa foram dois (2) professores de uma escola de referência em Ensino Médio no município de Belo Jardim - PE egressos do PNFEM. Os resultados revelam que os aspectos trabalhados na formação possibilitaram o acesso a conceitos fundantes à formação integral e essenciais à formação cidadã dos estudantes. Os professores convergem no significado do PNFEM, ressaltam suas contribuições para a prática docente, apontando que os aspectos da humanização, da interdisciplinaridade e da avaliação dos estudantes se efetivaram na prática. Apresentam ainda a mobilização dos estudantes para o ato de estudar e a excessiva quantidade de conteúdos propostos pela matriz curricular, enquanto desafios encontrados na inserção dos aspectos da formação na prática. Portanto, o estudo reafirma a necessidade de continuidade de políticas de formação continuada de professores com implicações na prática docente, rumo à superação desses desafios, de modo que possam contribuir efetivamente com a prática dos professores do ensino médiopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Formação – Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectEducação permanente – Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino médio – Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.titleA formação continuada no PNFEM e sua interface com a prática docente: aspectos e desafios revelados numa escola de referência em Belo Jardim-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1248224572834596pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research has as object of study "The Continuing Formation of Teachers and their implications in the teaching practice", having as a development context the continued formation of the teachers of the Pact for the Strengthening of Secondary Education - PNFEM and its practices, in a reference school in Belo Jardim PE. We took as a general objective: to understand which aspects of continuing teacher education in the High School were worked in 2015 and of these ones, which reached the teaching practice and is maintained, and specific: mapping the aspects worked in the continuing education of high school teachers of the public state network in the town of Belo Jardim. To identify among the worked aspects in the continuing education of high school teachers which of these have reached the teaching practice and is maintained; and to analyze the encountered challenges in the insertion of aspects based on the continuing PNFEM training in teaching practice. Our assumption is that although the process of continuing teacher education is recognized as inherent to the improvement of the quality in teaching practice, it can not really be effective. The theoretical bases are centered in Marin’ (1995), Imbernón (2010), Nóvoa (1992), 1997), Freire (1997), to deal about concepts and oncepts of the continuing formation, Tardif (2000), Franco (2006), Sacristán and Perez Gomez (1998), for the treatment of teaching practice. The methodological design was based on the qualitative approach with collection procedures focused on document analysis, in the observation and the interviews. The treatment took place from the content analysis Moraes (2003). The participants of the research were two (2) teachers of a reference high school in the municipality of Belo Jardim - PE, PNFEM students of PNFEM. The results show that the aspects studied in the training provided the access to fundamental concepts for integral formation and essential to the students' citizenship education. Teachers that converge on the meaning of the PNFEM, highlight their contributions to teaching practice, and pointing out that the aspects of humanization, interdisciplinarity and student evaluation are effective in practice. They also present the students' mobilization, the act of studying and the excessive amount of proposed contents by the curricular matrix, as encountered challenges in the insertion of the aspects of training in practice. Therefore, the study reaffirms the need for continuity of policies of continuing teacher education with implications in teaching practice, in order to overcome these challenges, so that they can effectively contribute to the practice of high school teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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