Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33480

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira-
dc.contributor.authorRAMPAZZO, Nut Leão-
dc.date.accessioned2019-09-23T18:00:27Z-
dc.date.available2019-09-23T18:00:27Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33480-
dc.description.abstractNeste estudo, atraves da revisao de pesquisas sobre o tema, entende-se que inovacao, alem do desenvolvimento de novos produtos, e tambem a cultura desenvolvida dentro da empresa para criar um ambiente propicio a geracao de novas ideias com objetivo de solucionar problemas e agregar valor economico e social a organizacao. O objetivo nesta tese foi identificar a estrutura latente comum das caracteristicas utilizadas em estudos com empresas inovadoras atraves da perspectiva de colaboradores da industria criativa. Ao realizar o estudo da inovacao nas industrias criativas do Porto Digital, pretende-se selecionar variáveis adequadas para mensurar a inovacao. Utilizando 42 caracteristicas selecionadas de trabalhos anteriores, foram obtidos 10 fatores relacionados a inovacao nas empresas. Tais fatores agrupam questoes relativas a perfil da empresa, numeros de inovacao, atividades de P&D, qualidade organizacional, capacidade de adaptabilidade, cultura organizacional, parcerias e colaboracoes externas, iniciativa organizacional, habilidades profissionais de seus membros e suas qualificacoes. Espera-se que esta pesquisa contribua com o estudo da inovação organizacional e consequente desenvolvimento da economia. Espera-se igualmente que o esforco aqui aplicado contribua para a criacao de indices de inovacao para o setor de economia criativa, que tem grande relevancia no estudo de relacoes da inovacao com desempenho financeiro da empresa e desenvolvimento socioeconomico do pais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectColaboradorespt_BR
dc.subjectPorto Digitalpt_BR
dc.titleO significado da inovação na indústria de tecnologia: um estudo no Porto Digital de Recifept_BR
dc.title.alternativeO significado da inovação na indústria criativa: um estudo no Porto Digital de Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6939415519623780pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3533446028459118pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxIn this study, throughout reviews and research on the theme, it is possible to understand that innovation, besides the development of new products, is also about the culture developed inside the company to create an environment favorable for generating new ideas to solve problems and add economic and social values to the organization. The objective of this thesis was to identify the common latent structure of the features used in studies with innovative companies from the perspective of creative industry collaborators. When conducting the study of innovation in the creative industries of Porto Digital, it is intended to select appropriate variables to measure innovation. Using 42 selected features from previous studies, 10 factors related to innovation in companies were obtained. These factors gather issues related to the company profile, numbers of innovation, R&D's activities, organizational quality, adaptability, organizational culture, external partnerships and collaborations, organizational initiative, professional skills of its members and their qualifications. It is expected that this research will contribute to the study of organizational innovation and therefore the development of the economy. It is also expected that the effort applied here will contribute to the creation of indexes of innovation for the creative economy sector, which it has great relevance in the study of innovation relations company’s financial performance and socioeconomic development of the country.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Nut Leão Rampazzo.pdf1,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons