Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3347
Título: As representações socioespaciais dos antigos habitantes e comerciantes da Rua Grande
Autor(es): Regina Mesquita Santos, Célia
Palavras-chave: representações sociais
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Regina Mesquita Santos, Célia; Lacerda Gonçalves, Norma. As representações socioespaciais dos antigos habitantes e comerciantes da Rua Grande. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: As intensas ligações que as pessoas estabelecem com seus lugares de convívio são aqui transladadas para uma Rua, mais precisamente a Rua Grande, símbolo de um majestoso passado, lugar de referência para a cidade de São Luís e palco de inúmeros e memoráveis acontecimentos, representando um papel fundamental em sua história. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas apropriações e práticas socioespaciais que moradores, ex-moradores, comerciantes e excomerciantes desenvolvem com a Rua em questão. Esta pesquisa analisou o trecho da Rua Grande compreendido entre a Praça João Lisboa e a Rua do Passeio, compreendendo uma área de aproximadamente 760m, dez quadras e um acervo de 118 imóveis. A escolha desse recorte espacial ocorreu por ser este o setor mais adensado da Rua em questão, tanto para o comércio como para moradia. Cientes da importância que essa Rua determina na vida de seus usuários e buscando compreender como as alterações físicas e espaciais influenciam na constituição de sua identidade, determinando assim o seu significado, consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, que nos levaram a desvendar as razões que permitem a esses grupos agirem dessa ou outra maneira em relação ao objeto de estudo. Assim, privilegiamos um aporte na Psicologia Social , por essa possibilitar uma melhor compreensão dessas representações e sua intrínseca rede de significados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3347
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5295_1.pdf855,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.