Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33454
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUCIANO, Dilma Tavares | - |
dc.contributor.author | LIMA, Elisângela Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T20:57:51Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T20:57:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33454 | - |
dc.description | BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos, também é conhecido em citações bibliográficas por: BUNZEN, Clécio dos Santos | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por finalidade verificar se a Educação Ambiental está presente no ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista que a mesma deve perpassar todas as áreas do conhecimento e ser abordada em todos os níveis e modalidades de ensino da educação nacional, conforme estabelecem e preceituam a Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental e Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O principal objetivo da pesquisa foi analisar se o tema Transversal Meio Ambiente é abordado nos livros didáticos de português e, principalmente, de que forma, proporcionando a Educação Ambiental no ensino de Língua Portuguesa. Assim, focamos em duas coleções de livros didáticos de português dos anos finais do ensino fundamental: (coleção 1) e Singular & Plural (coleção 2), ambas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017. Como procedimentos metodológicos, realizamos a pesquisa documental, desenvolvida por meio da análise quali-quantitativa, por meio da qual comparamos as coleções e buscamos responder aos seguintes questionamentos: A temática ambiental é abordada nas coleções de que forma?, Os conteúdos do PNC – Meio Ambiente são trabalhados?, Em qual(is) eixo(s) acontece (em)?, Quais as linguagens utilizadas na abordagem ambiental?, Quais os gêneros utilizados na abordagem da temática ambiental?. Como resultados desta pesquisa, constatamos que ambas as coleções abordaram a temática ambiental de forma intencional e não intencional, que grande parte dos conteúdos indicados pelo PCN-Meio ambiente foram trabalhados, que as coleções apresentaram ocorrências da temática ambiental em todos os eixos de ensino e linguagens, além de utilizarem diversos gêneros textuais para abordar as questões ambientais. Portanto, concluímos que ambas as coleções abordam a temática ambiental, proporcionando o trabalho com a EA de modo a sensibilizar os estudantes para as questões ambientais e para a cidadania, porém constatamos que há a necessidade de ampliar a abordagem ambiental nas coleções. Assim, este trabalho como proposta de intervenção produziu um caderno de complementação para o uso do livro didático de português (coleções) com enfoque ambiental que auxilia o professor na contextualização da temática ambiental nas aulas de Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no ensino de Língua Portuguesa: abordagem da temática ambiental em livros didáticos de português dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2734179955461731 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0855171085871723 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research had the purpose of verifying that the Environmental Education is present in the teaching of Portuguese Language, considering that it must permeate all areas of knowledge and be addressed at all levels and modalities of teaching of national education, as established and the Federal Constitution, the National Environmental Education Policy and the National Curricular Parameters (NCPs). The main objective of the research was to analyze if the theme Transversal Environment is approached in the textbooks of Portuguese and, mainly, in what form, providing the Environmental Education in the Portuguese Language teaching. Thus, we focused on two collections of Portuguese textbooks of the final years of elementary school: Portuguese: Language (collection 1) and Singular & Plural (collection 2), both approved by the National Program of Didactic Book (PNLD) 2017. As methodological procedures, we conducted documentary research, developed through qualitative and quantitative analysis, through which we compared the collections and sought to answer the following questions: The environmental theme is addressed in the collections in what form ?, Are the contents of the PNC - Environment are worked? , In which axis (s) does it happen ?, What languages are used in the environmental approach ?, What are the genres used to approach the environmental theme? As a result of this research, we found that both collections addressed the environmental issue in an intentional and unintentional way, that a large part of the contents indicated by the PCN-Environment were worked, that the collections presented occurrences of the environmental theme in all axes of teaching and languages, and use various textual genres to address environmental issues. Therefore, we conclude that both collections address the environmental theme, providing the work with the EA in order to sensitize students to environmental issues and citizenship, but we find that there is a need to broaden the environmental approach in the collections. Thus, this work as a proposal for intervention produced a supplementary notebook for the use of the Portuguese textbook (collections) with an environmental focus that assists the teacher in the contextualization of the environmental theme in Portuguese Language classes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elisângela Martins de Lima.pdf | 13,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons