Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33350

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Natália Francielle Bezerra da-
dc.date.accessioned2019-09-20T13:38:49Z-
dc.date.available2019-09-20T13:38:49Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationSILVA, N. F. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33350-
dc.description.abstractAtualmente, a área da Educação Física apresenta inúmeras possibilidades de atuação. Sendo a escola um dos ambientes direcionados ao ensino e que possibilita o desenvolvimento de habilidades motoras, investigando fatores que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem destas tarefas, o qual denominamos, aprendizagem motora. O esporte é um instrumento fundamental no auxilio do processo de desenvolvimento integral das crianças.Nesse sentido, a natação é apontada como um dos esportes mais completos por fomentar praticamente todos os músculos e órgãos do corpo humano. Ajuda na resistência do organismo e também na prevenção e recuperação de algumas doenças respiratórias.O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica, que demonstre as contribuições dos conteúdo natação da Educação Física na Educação infantil, com ênfase na Aprendizagem Motora a partir das habilidades fundamentais de movimento. A metodologia deste trabalho foi realizada por meio de uma Revisão bibliográfica com diferentes estudos já realizados, a partir de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados, CNPq, BIREME (LILACS) e SCIELO durante o período de 2009à 2019. Com base nos artigos analisados, há uma grande contribuição da educação física escolar infantil no que diz respeito a aprendizagem motora dos alunos por meio das aulas de natação, onde a criança passa a ser beneficiada pela aquisição de habilidades motoras simples e especificas, sendo inúmeros os benefícios desde a socialização, interação com o meio, até a manutenção da saúde.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectAtividade Motorapt_BR
dc.titleNatação nas aulas de educação física na educação infantil: contribuições para a aprendizagem motorapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxCurrently, the area of Physical Education presents numerous possibilities of action. Being the school one of the environments directed to teaching and that allows the development of motor skills, investigating factors that aid in the process of teaching and learning these tasks, which we call motor learning. The sport is a fundamental instrument in the aid of the process of integral development of the children. In this sense, swimming is pointed out as one of the most complete sports for promoting practically all the muscles and organs of the human body. It helps in the resistance of the organism and also in the prevention and recovery of some respiratory diseases. The objective of this study was to carry out a bibliographical review, which demonstrates the contributions of the swimming contents of Physical Education in Children's Education, with emphasis on Motor Learning from the fundamental skills of movement. The methodology of this work was carried out through a bibliographical review with different studies already done, from publications of national and international scientific articles in the databases, CNPq, BIREME (LILACS) and SCIELO during the period from 2009 to 2019. With Based on the articles analyzed, there is a great contribution of physical education in children with regard to the motor learning of the students through swimming lessons, where the child benefits from the acquisition of simple and specific motor skills, and the benefits are numerous from socialization, interaction with the environment, to health maintenance.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, NATÁLIA FRANCIELLE BEZERRA DA.pdf701,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons