Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33346

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorBRITO, Joice Nicoli de-
dc.date.accessioned2019-09-20T13:17:32Z-
dc.date.available2019-09-20T13:17:32Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationBRITO, J. N.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33346-
dc.description.abstractA área da Educação Física se associa a diversos campos científicos e a Capoeira que nela está inserida, pode ser utilizada de várias maneiras, sendo vista então como uma possível proposta de atividade física inclusiva para educação e sociedade de forma geral. Sendo assim, é objetivo principal desta pesquisa investigar a capoeira como ferramenta inclusivista da Educação Física. A pesquisa se trata de uma revisão de literatura e para isto, primeiramente discorremos sobre o que é a capoeira em si e suas potencialidades com base nas publicações de trabalhos científicos e livros diversos que envolva as palavras-chave: capoeira, educação física, inclusão e benefícios das atividades físicas. A princípio, se entende que a apropriação da capoeira está para a além do gênero, faixa etária, distinção religiosa e deficiências, onde ela pode trazer aspectos positivos no desenvolvimento físico, social e psicológico. Até mesmo para leigos, é fácil compreender algumas das potencialidades da Capoeira, as quais podem ser inseridas de forma coletiva e inclusiva. Observamos de forma geral que ainda estamos em ascensão quanto a quebra de preconceitos inerentes à sociedade, bem como a elementos culturais como a capoeira, onde a própria sociedade impõe barreiras contra o uso da mesma, que é considerada pela nação como um patrimônio cultural. Pelos estudos, a prática da capoeira tem importante papel de inclusão social nos mais diferentes grupos, estando às aulas de Educação Física, favorável a esta prática. Por fim, observa-se que a Educação Física, tem sido mediador de inclusão educacional, especialmente, durante as aulas de capoeira.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEsporte para Deficientespt_BR
dc.titleConhecer para praticar: a prática da capoeira como ferramenta para a inclusão nas diversas esferas sociaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1pt_BR
dc.description.abstractxThe area of Physical Education is associated to several scientific fields and Capoeira that is inserted in it, can be used in several ways, being seen as a possible proposal of inclusive physical activity for education and society in general. Therefore, the main objective of this research is to investigate capoeira as an inclusive tool of Physical Education. The research is a literature review and for this, we first discuss what is capoeira in itself and its potentialities based on the publications of scientific works and various books involving the keywords: capoeira, physical education, inclusion and benefits of physical activities. At first, it is understood that the appropriation of capoeira is beyond gender, age group, religious distinction and deficiencies, where it can bring positive aspects in the physical, social and psychological development. Even for lay people, it is easy to understand some of Capoeira's potentialities, which can be inserted in a collective and inclusive way. We observe in general that we are still on the rise in terms of the breakdown of prejudices inherent in society, as well as cultural elements such as capoeira, where society itself imposes barriers against its use, which is considered by the nation as a cultural heritage. studies, the practice of capoeira has an important role of social inclusion in the most different groups, being to the classes of Physical Education, favorable to this practice. Finally, it can be observed that Physical Education has been a mediator of educational inclusion, especially during capoeira classes.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRITO, JOICE NICOLI DE.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons