Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33342
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | DUTRA, Thamires Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T12:57:31Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T12:57:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-20 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, T. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33342 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido tanto pela escola como também pela sociedade, uma vez que a prática da mesma oportuniza uma educação para todos, além de estimular a convivência e trazer benefícios para todos os envolvidos, muito além do que, apenas, para alunos inclusos. Realizar um estudo bibliográfico de revisão de literatura por meio de trabalhos acadêmicos tratando sobre inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física. A pesquisa é do tipo bibliográfico, onde pode realizar uma revisão de literatura do tipo narrativa, de caráter descritivo-discursivo, a qual apresenta e discute temas de interesse científico. A revisão narrativa permite ao leitor adquirir conhecimento sobre uma temática específica em um tempo curto, mas apresenta as desvantagens de não ser reprodutível, às vezes incompleta e, em alguns casos, inconclusiva. Nos artigos encontrados sobre inclusão e a pratica docente, foram selecionados os principais que tinha como reflexão de que o processo de formação dos professores é de grande importância para potencializar o ensino desse público. Com essa pesquisa foi possível perceber uma evolução em relação as pesquisas acadêmicas, sinalizando para a existência de um caminhar em direção a um maior envolvimento de pesquisadores neste campo. Foi possível perceber também, que a educação física escolar atua, do ponto de vista das pesquisas, em direção a efetivação de prática inovadoras na perspectiva de uma educação inclusiva voltada aos alunos com necessidades especiais. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Educação física inclusiva e suas implicações no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Roger José da Silva | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion of students with special needs in the School Physical Education classes is a challenge to be overcome by both the school and society, once the practice of it. provides an education for all, and encourages coexistence and benefits for all involved, much more than just for students. To carry out a literature review of literature review through academic papers dealing with the inclusion of students with disabilities in physical education classes. The research is of the bibliographic type, where it can carry out a literature review of the narrative type, of descriptive-discursive character, which presents and discusses topics of scientific interest. Narrative review allows the reader to acquire knowledge about a specific topic in a short time, but has the disadvantages of not being reproducible, sometimes incomplete and in some cases inconclusive. In the articles on inclusion and teaching practice, the main ones were selected that had as reflection that the process of teacher training is of great importance to enhance the teaching of this public. With this research it was possible to perceive an evolution in relation to the academic researches, signaling to the existence of a path towards a greater involvement of researchers in this field. It was also possible to see that physical education from the point of view of research works towards the implementation of innovative practices in the perspective of an inclusive education aimed at students with special needs. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0003140528608436 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DUTRA, THAMIRES ALVES.pdf | 676,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons