Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33342

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorDUTRA, Thamires Alves-
dc.date.accessioned2019-09-20T12:57:31Z-
dc.date.available2019-09-20T12:57:31Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationDUTRA, T. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33342-
dc.description.abstractA inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido tanto pela escola como também pela sociedade, uma vez que a prática da mesma oportuniza uma educação para todos, além de estimular a convivência e trazer benefícios para todos os envolvidos, muito além do que, apenas, para alunos inclusos. Realizar um estudo bibliográfico de revisão de literatura por meio de trabalhos acadêmicos tratando sobre inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física. A pesquisa é do tipo bibliográfico, onde pode realizar uma revisão de literatura do tipo narrativa, de caráter descritivo-discursivo, a qual apresenta e discute temas de interesse científico. A revisão narrativa permite ao leitor adquirir conhecimento sobre uma temática específica em um tempo curto, mas apresenta as desvantagens de não ser reprodutível, às vezes incompleta e, em alguns casos, inconclusiva. Nos artigos encontrados sobre inclusão e a pratica docente, foram selecionados os principais que tinha como reflexão de que o processo de formação dos professores é de grande importância para potencializar o ensino desse público. Com essa pesquisa foi possível perceber uma evolução em relação as pesquisas acadêmicas, sinalizando para a existência de um caminhar em direção a um maior envolvimento de pesquisadores neste campo. Foi possível perceber também, que a educação física escolar atua, do ponto de vista das pesquisas, em direção a efetivação de prática inovadoras na perspectiva de uma educação inclusiva voltada aos alunos com necessidades especiais.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleEducação física inclusiva e suas implicações no ambiente escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Roger José da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7pt_BR
dc.description.abstractxThe inclusion of students with special needs in the School Physical Education classes is a challenge to be overcome by both the school and society, once the practice of it. provides an education for all, and encourages coexistence and benefits for all involved, much more than just for students. To carry out a literature review of literature review through academic papers dealing with the inclusion of students with disabilities in physical education classes. The research is of the bibliographic type, where it can carry out a literature review of the narrative type, of descriptive-discursive character, which presents and discusses topics of scientific interest. Narrative review allows the reader to acquire knowledge about a specific topic in a short time, but has the disadvantages of not being reproducible, sometimes incomplete and in some cases inconclusive. In the articles on inclusion and teaching practice, the main ones were selected that had as reflection that the process of teacher training is of great importance to enhance the teaching of this public. With this research it was possible to perceive an evolution in relation to the academic researches, signaling to the existence of a path towards a greater involvement of researchers in this field. It was also possible to see that physical education from the point of view of research works towards the implementation of innovative practices in the perspective of an inclusive education aimed at students with special needs.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0003140528608436pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUTRA, THAMIRES ALVES.pdf676,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons