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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33335

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus de Brito-
dc.contributor.authorSILVA, Marilene Regina da-
dc.date.accessioned2019-09-20T12:19:24Z-
dc.date.available2019-09-20T12:19:24Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationSILVA, M. R.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33335-
dc.description.abstractA aptidão física está relacionada à capacidade que o indivíduo tem em realizar tarefas do cotidiano sem demonstrar fadiga muscular, assim cabe a educação física escolar proporcionar aos alunos experiências que favoreçam o desenvolvimento dessas capacidades físicas. O presente estudo teve como objetivo compreender as possíveis diferenças existentes no nível de aptidão física entre crianças de 7 a 10 anos de idade da escola pública e particular, participantes e não participantes de aulas de educação física escolar; é uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo, descritivo e comparativo, realizada no município de Feira Nova, localizado no agreste de Pernambuco. A amostra foi composta por 43 escolares do ensino fundamental de ambos os sexos. As avaliações realizadas foram peso corporal e testes de aptidão física (resistência muscular-abdominal, flexibilidade, agilidade, velocidade, força de preensão manual e Impulsão horizontal) foi baseado no protocolo da bateria do teste FITNESSGRAM. A análise descritiva dos dados foi associada ao teste de normalidade de Shapiro-wilk. Consideramos enfim que, não houve diferença significativa na variável do peso corporal, porém nos valores médios significativos as crianças da escola particular apresentaram nível superior no componente da aptidão física, a velocidade. Ressaltamos assim a importância de mais estudos para melhor entendimento do papel das aulas de educação física na aquisição dessas capacidades motoras dos escolares.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAptidão Físicapt_BR
dc.subjectComposição Corporalpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleComparação do nível de aptidão física de crianças de 7 a 10 anos de idade de escola pública e particular participantes e não participantes de aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Thiago de Amorim-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6pt_BR
dc.description.abstractxPhysical fitness is related to the individual's ability to perform daily tasks without demonstrating muscular fatigue, so it is up to the school physical education to provide students with experiences that favor the development of these physical capacities. The objective of this study was to understand the possible differences in the physical fitness level among children from 7 to 10 years of age from the public and private school, participants and non - participants of school physical education classes; is a field research, of quantitative, descriptive and comparative character, carried out in the municipality of Feira Nova, located in the agreste of Pernambuco. The sample consisted of 43 elementary school students of both sexes. The evaluations carried out were body weight and physical fitness tests (muscular-abdominal resistance, flexibility, agility, speed, manual grip strength and horizontal impaction) were based on the FITNESSGRAM test battery protocol. Descriptive analysis of the data was associated with the Shapiro-wilk normality test. We considered that there was no significant difference in the body weight variable, but in the mean values, the children of the private school presented a higher level in the physical fitness component, the velocity. We emphasize the importance of further studies to better understand the role of physical education classes in the acquisition of these motor skills of schoolchildren.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3896982682413371pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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