Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33332

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINHEIRO, Isabeli Lins-
dc.contributor.authorLIRA, Danilo Santiago de-
dc.date.accessioned2019-09-20T12:02:08Z-
dc.date.available2019-09-20T12:02:08Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationLIRA, D. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33332-
dc.description.abstractAtualmente temos um grande crescimento no número de crianças com transtornos mentais e comportamentais, no Brasil estudos relatam um índice de 30% nos escolares, podendo estes transtornos afetarem o desenvolvimento infantil, se fez necessário uma análise na literatura a fim de relacionar a utilização dos jogos e brincadeiras no recreio escolar como uma forma de promoção da saúde mental infantil. O trabalho tem como objetivo observar os jogos e brincadeiras como um promotor da saúde mental. O trabalho consiste em uma revisão narrativa da literatura utilizando materiais científicos sem periodização definida, através da inserção de termos científicos nos bancos de dados Scielo, PubMed e Periódicos Capes, sendo obtidos com as seguintes palavras-chave: Infância, Jogos e Brincadeiras, Saúde Mental, Recreio Escolar, Desenvolvimento e Crescimento Infantil. A literatura indica uma possível melhora no comportamento e nas emoções das crianças, sendo relacionado a esses fatores intrínsecos (liberação de neurotransmissores que estimulam a sensação de prazer) e extrínsecos (o ambiente como possível preditor a sentimentos saudáveis), concluo a partir dos estudos realizados na literatura, que a grande importância de um recreio escolar com jogos e brincadeiras para uma possível melhoria na saúde mental infantil, porém, ressalto a necessidade de estudos na área, visto a pouca quantidade de estudos, principalmente, no Brasil.pt_BR
dc.format.extent38 .pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras no recreio escolar: uma reflexão sobre a promoção de saúde mental na idade pré-escolar e escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTEIXEIRA, Karla Patrícia de Souza Barbosa-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4437849Z9pt_BR
dc.description.abstractxCurrently, there is a great increase in the number of children with mental and behavioral disorders. In Brazil, studies report a rate of 30% in schoolchildren, and these disorders may affect child development, if it was necessary to analyze the literature in order to relate the use of games and playtime in school play as a way to promote child mental health. The work aims to observe the games and jokes as a promoter of mental health. The work consists of a narrative review of the literature using scientific materials without defined periodization, through the insertion of scientific terms in the databases Scielo, PubMed and Periódicos Capes, being obtained with the following keywords: Childhood, Games and Jokes, Mental Health , School Playground, Child Development and Growth. The literature indicates a possible improvement in children's behavior and emotions, being related to these intrinsic factors (release of neurotransmitters that stimulate the sensation of pleasure) and extrinsic (the environment as a possible predictor of healthy feelings), I conclude from the studies carried out in the literature, that the great importance of a school playground with games and games for a possible improvement in children's mental health, however, emphasizes the need for studies in the area, given the small number of studies, mainly in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0427635409473129pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, DANILO SANTIAGO DE.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons