Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33329
Compartilhe esta página
Título: | O desenvolvimento motor de crianças de 3 a 6 anos na educação infantil aplicado a educação física escolar |
Autor(es): | SILVA, Rennan Regys dos Santos |
Palavras-chave: | Educação Física para Crianças; Educação Física Escolar; Desenvolvimento Infantil |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Citação: | SILVA, R. R. S. |
Abstract: | A Educação Física Escolar é entendida como uma base para o conhecimento da cultura corporal, utilizando-se de movimentos para desenvolver progressos no processo educativo e motor do estudante. As aulas de Educação Física infantil são as primeiras vivências de atividades que desenvolvem habilidades, capacidades e qualidades físicas sem deixar de lado a exploração do lúdico, pois é de fundamental importância no ensino aprendizagem da criança. O desenvolvimento motor é um processo de aquisição e aumento da complexidade do movimento que um indivíduo possui. Na infância essa progressão é percebida com maior facilidade, onde a criança progredirá, aos poucos, de um movimento mais simples para um mais complexo. O Objetivo do estudo foi de identificar por meio de revisão bibliográfica a relevância da Educação Física no desenvolvimento motor de escolares de 3 a 6 anos de idade. O presente estudo foi uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa acerca do desenvolvimento motor de escolares do ensino infantil, de idades entre 3 a 6 anos. A pesquisa de dados foi realizada nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Pubmed e periódicos CAPES. A Educação Física no ensino infantil possibilita uma melhora no desenvolvimento motor de crianças de 3 a 6 anos, visto que as atividades motoras propostas principalmente por um profissional da Educação Física e realizadas por essas crianças, visam o desenvolvimento e a aprendizagem de movimentos futuros. A Educação Física como disciplina na Educação Infantil, se mostrou importante para o desenvolvimento motor das crianças de 3 a 6 anos. Nessa fase os aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança precisam ser estimulados e a Educação Física, por meio de ferramentas de ensino aprendizagem, pode proporcionar ao educando esse estímulo de forma prazerosa e eficaz. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33329 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rennan Regys dos Santos.pdf | 963,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons