Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3330
Título: Estudo de Sistemas Cadastrais de Empresas de Saneamento através de Benchmarking
Autor(es): José Moreira Coelho, Fernando
Palavras-chave: Cadastro multifinalitário;Perdas;Saneamento;Benchmarking
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Moreira Coelho, Fernando; Flávia Tenório Carneiro, Andréa. Estudo de Sistemas Cadastrais de Empresas de Saneamento através de Benchmarking. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta dissertação trata do estudo de sistemas cadastrais de empresas de saneamento através de benchmarking, buscando caracterizar a relação entre as perdas no setor e o desempenho dos sistemas cadastrais das empresas. Por guardar uma relação direta com o conhecimento do território, a informação espacial em escala cadastral reveste-se de extrema importância em qualquer ação de melhoria do desempenho das empresas de saneamento. Torna-se relevante, portanto, o estudo de métodos mais eficazes para a implantação e atualização de sistemas cadastrais específicos. Utilizou-se como metodologia a técnica de benchmarking, processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas baseadas no competidor mais forte ou companhias líderes do mercado, recomendada pela Federação Internacional de Geômetras - FIG para a análise de sistemas cadastrais. A aplicação da técnica partiu da identificação dos indicadores de eficiência das empresas e seus sistemas cadastrais, onde foram considerados os aspectos administrativos, técnicos e financeiros. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário, enviado às vinte e quatro empresas estaduais de saneamento associadas à Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais AESBE. A partir da análise das respostas e de relatórios de desempenho, três empresas foram escolhidas como padrão em sistemas cadastrais e o desempenho das demais comparados ao destas. Como resultado, verificou-se uma relação direta entre a eficiência dos sistemas cadastrais e o baixo índice de perdas de faturamento. Foram propostas ações visando a estruturação dos cadastros com o objetivo de reduzir as perdas no setor de saneamento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3330
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4906_1.pdf2,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.