Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33252

Compartilhe esta página

Título: Proposta de modelo para a análise das influências intelectuais dos bolsistas de produtividade do CNPQ
Autor(es): CRUZ, Tatyane Lúcia
Palavras-chave: Influências intelectuais; Modelo de análise; Bolsistas de produtividade; Comunicação Científica
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Propõe um modelo de análise das influências intelectuais dos PQs a partir de estudos de citação visando colaborar com pesquisas que optem por um olhar investigativo quanto aos referentes acadêmicos seminais que mais influenciam no aspecto formativo de uma área de conhecimento em nível nacional. Prevê no modelo o uso de Estudo de Citação e Análise de Redes Sociais com o intuito de compreender aspectos das relações científicas com o apoio das tecnologias da informação, apresentando esses aspectos em esquemas gráficos. Apresenta como resultado a proposta do modelo, composto de cinco elementos constitutivos (agentes, registro de influência intelectual, fontes de informação, tempo, e ferramentas tecnológicas) e oito etapas de execução: a) Identificação dos Agentes, b) Coleta de Dados (Currículo Lattes), c) Coleta de dados nas Fontes de Informação, d) Padronização dos Dados, e) Processamento dos Dados, f) Categorização temática dos teóricos seminais, g) Gerações de grafos e redes sociais, e h) Análise das relações identificadas. Realiza uma aplicação no modelo na área de CI no Brasil considerando como agentes da pesquisa vinte e três PQs com bolsas de categorias sênior e nível 1A, 1B, 1C, e 1D, e demonstra algumas possibilidades de resultados do modelo de análise por meio que de ilustrações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33252
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tatyane Lúcia Cruz.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons