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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33206
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Título: | Demanda por transporte público em metrópoles brasileiras a partir de modelos de regressão em painéis estáticos e dinâmicos |
Autor(es): | ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira |
Palavras-chave: | Engenharia Civil; Transporte público; Elasticidades; Econometria; Tarifa; Qualidade do serviço |
Data do documento: | 23-Jan-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O sistema de transporte público, parte essencial do funcionamento das cidades, atua como elemento determinante da qualidade de vida da população. A demanda por esse serviço apresenta a flutuação como uma característica significativa, exigindo das autoridades de transportes análises frequentes do seu comportamento para subsidiar ações públicas. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar os principais fatores que influenciam a demanda por transporte público no Brasil, tendo em vista identificar as causas da retração da demanda e os meios possíveis de superá-la. Para isso, nove metrópoles brasileiras foram analisadas no período de 2007 a 2017 por meio de dados secundários disponibilizados pela Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Por intermédio do método dos mínimos quadrados ordinários e do método generalizado dos momentos, foram estimadas as elasticidades da demanda em relação à tarifa, à qualidade do serviço, à renda da população, à quantidade de veículos particulares, ao preço da gasolina, à idade da frota de ônibus urbanos e à existência do serviço de Uber. Para isso, foram utilizado abordagens estáticas e dinâmicas da modelagem econométrica de dados em painel com efeito fixo. Após os testes de hipóteses e ajustes do modelo final, os fatores que apresentaram elasticidades significativas estatisticamente no curto e longo prazo foram tarifa, qualidade do serviço, através da quilometragem percorrida pela área, e idade da frota de ônibus urbanos. No curto prazo, as elasticidades principais da tarifa, qualidade do serviço e idade da frota foram de -0,44, 0,75 e - 0,09, respectivamente, e no longo prazo as intensidades aumentaram ligeiramente com valores de -0,56, 0,95 e -0,11. Os resultados encontrados são condizentes em intensidade e sinal com a literatura estudada e indicam que melhorias na qualidade do atendimento do serviço e a aquisição de ônibus novos atrairiam mais passageiros do que a redução no preço das tarifas de ônibus urbanos no cenário brasileiro, embora um programa de subsídio tarifário demonstre sua utilidade em reverter perdas de demanda. |
Descrição: | ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RABAY, Ligia |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33206 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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