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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33206

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira-
dc.date.accessioned2019-09-18T21:19:42Z-
dc.date.available2019-09-18T21:19:42Z-
dc.date.issued2019-01-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33206-
dc.descriptionARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RABAY, Ligiapt_BR
dc.description.abstractO sistema de transporte público, parte essencial do funcionamento das cidades, atua como elemento determinante da qualidade de vida da população. A demanda por esse serviço apresenta a flutuação como uma característica significativa, exigindo das autoridades de transportes análises frequentes do seu comportamento para subsidiar ações públicas. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar os principais fatores que influenciam a demanda por transporte público no Brasil, tendo em vista identificar as causas da retração da demanda e os meios possíveis de superá-la. Para isso, nove metrópoles brasileiras foram analisadas no período de 2007 a 2017 por meio de dados secundários disponibilizados pela Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Por intermédio do método dos mínimos quadrados ordinários e do método generalizado dos momentos, foram estimadas as elasticidades da demanda em relação à tarifa, à qualidade do serviço, à renda da população, à quantidade de veículos particulares, ao preço da gasolina, à idade da frota de ônibus urbanos e à existência do serviço de Uber. Para isso, foram utilizado abordagens estáticas e dinâmicas da modelagem econométrica de dados em painel com efeito fixo. Após os testes de hipóteses e ajustes do modelo final, os fatores que apresentaram elasticidades significativas estatisticamente no curto e longo prazo foram tarifa, qualidade do serviço, através da quilometragem percorrida pela área, e idade da frota de ônibus urbanos. No curto prazo, as elasticidades principais da tarifa, qualidade do serviço e idade da frota foram de -0,44, 0,75 e - 0,09, respectivamente, e no longo prazo as intensidades aumentaram ligeiramente com valores de -0,56, 0,95 e -0,11. Os resultados encontrados são condizentes em intensidade e sinal com a literatura estudada e indicam que melhorias na qualidade do atendimento do serviço e a aquisição de ônibus novos atrairiam mais passageiros do que a redução no preço das tarifas de ônibus urbanos no cenário brasileiro, embora um programa de subsídio tarifário demonstre sua utilidade em reverter perdas de demanda.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectElasticidadespt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subjectTarifapt_BR
dc.subjectQualidade do serviçopt_BR
dc.titleDemanda por transporte público em metrópoles brasileiras a partir de modelos de regressão em painéis estáticos e dinâmicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452987311903786pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe public transport system, an essential part of the city operation, acts as a determinant element of population s quality of life. The demand for this service presents fluctuation as a significant feature, requiring transport authorities to conduct frequent analyses of demand’s behavior in order to guide public actions. In this context, this research aims to analyze the main factors that influence the demand for public transport in Brazil, in order to identify the causes of the demand retraction and the possible means to overcoming it. Therefore, nine Brazilian metropolises were analyzed from 2007 to 2017 through secondary data provided by the Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU, Association of Urban Transport Companies), the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Brazilian Institute of Geography and Statistics), the Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP, National Petroleum, Natural Gas and Biofuel Agency) and the Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN, National Department of Traffic). Using the ordinary least squares method and the generalized method of moments, the demand elasticities were estimated in relation to some factors such as fare, service quality, population income, number of private vehicles, price of gasoline, age of urban bus fleet, and existence of the Uber service. For this purpose, it was used static and dynamic approaches to the econometric modelling of panel data with fixed effect. After the hypotheses tests and final model adjustments, the factors that statistically presented significant elasticities in the short and long-term were the fare, quality of service (by means of the kilometers traveled by the area), and age of the urban bus fleet. In the short-term, the main elasticities of fare, quality of service and age of the fleet were -0.44, 0.75 and -0.09, respectively, and in the long-term the intensities increased lightly with values of -0.56, 0.95 and -0.11. The results found are consistent with the literature and indicate that improvements in the quality of service and the purchase of new buses would attract more passengers than the reduction in the price of urban bus fares in the Brazilian scenario, although a fare subsidy program demonstrates its utility in reversing demand drops.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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