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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33205
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Título: | Avaliação do potencial de planos de mobilidade urbana para o desenvolvimento sustentável de cidades e regiões metropolitanas |
Autor(es): | AMORIM, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães |
Palavras-chave: | Engenharia Civil; Ferramenta de indicadores; Potencial transformador; Planos de mobilidade urbana; Desenvolvimento sustentável |
Data do documento: | 24-Jan-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernmabuco |
Abstract: | Desde os primeiros debates acerca do conceito de desenvolvimento sustentável , as cidades e os transportes têm estado presentes. Nos anos 1990, emergiram o conceito de mobilidade urbana sustentável e pesquisas referentes a como avaliá-la e a como transformá-la por meio de políticas e planos de mobilidade. Uma revisão bibliográfica destacou indicadores orientados a aferir quão sustentável é a mobilidade em uma cidade, mas revelou escassa investigação sobre o potencial transformador de um plano de mobilidade. Portanto, acredita-se ser válido elaborar um instrumento que possa ser aplicado de modo a evitar a elaboração de planos que não tenham a capacidade de transformar a realidade da mobilidade local. Assim, este trabalho objetivou desenvolver uma ferramenta de indicadores para avaliar o potencial de um plano de mobilidade em contribuir para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável. Treze elementos indutores de transformação foram selecionados, a partir de casos internacionais de reconhecido êxito, e posteriormente validados por cotejo com: a literatura relevante; os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; a Política Nacional de Mobilidade Urbana; e a consulta a especialistas. Esta consulta permitiu construir vetores de pesos relativos para os treze elementos. Na sequência, os elementos foram subdivididos em afirmativas, as quais permitem a avaliação do plano por um escalonamento Thurstone (sim o plano satisfaz à afirmativa; ou não - o plano não satisfaz à afirmativa). O método proposto compila as respostas às afirmativas, gerando graus de satisfação por elemento estratégico em uma escala tipo Likert (0 a 6). A média ponderada, pelos pesos relativos, dos resultados por elemento leva a uma avaliação sintética do potencial transformador do plano. Por fim, o procedimento foi aplicado a planos de mobilidade de quatro municípios brasileiros de distintos portes, três pertencente a regiões metropolitanas e três no estado de Pernambuco, concluindo-se por potenciais transformadores variando entre 34% e 84%. Destacam-se os elementos estratégicos V - programa e provisão de investimentos ao longo do tempo e VI - vinculação com o plano de desenvolvimento urbano como lacunas recorrentes em todos os planos avaliados. Concluise que os objetivos do trabalho foram satisfatoriamente atingidos e sugerem-se como trabalhos futuros: o aprimoramento do método, sua aplicação a outros planos e a elaboração de outros vetores de pesos relativos com base em consultas mais ampliadas e em outras técnicas de discriminação. |
Descrição: | AMORIM, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MAGALHÃES, Isabel |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33205 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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