Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3318
Título: Ortorretificação digital de imagens de satélites de alta resolução espacial
Autor(es): Dirceu Melo de Cerqueira, Jorge
Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; Ortorretificação Digital; Fotogrametria Digital
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Dirceu Melo de Cerqueira, Jorge; Lucia Bezerra Candeias, Ana. Ortorretificação digital de imagens de satélites de alta resolução espacial. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta dissertação descreve um método para a ortorretificação de imagens de satélites de alta resolução espacial, utilizando o modelo matemático tri-dimensional Affine Projection Model APM, também conhecido como a equação de projeção paralela. Em uma fase inicial da pesquisa foram implementados a equação de projeção paralela e o mapeamento usando programação em MATLAB, em imagens GEO IKONOS e QUICKBIRD. Este modelamento propiciou um embasamento teórico para a implementação de um programa mais completo para ortorretificação digital, através do método de retificação diferencial a partir de imagens de alta resolução espacial. Como área teste utilizou-se uma região de um quilometro quadrado no bairro do Curado na cidade de Recife - PE. O procedimento para verificar a exatidão cartográfica baseou-se na análise das discrepâncias entre as coordenadas de pontos no terreno, obtidas através de GPS, e as coordenadas dos pontos homólogos extraídas das imagens de satélites, através da análise da existência de tendência e da precisão. Como resultado final, chegou-se a conclusão que a ortorretificação de imagens de alta resolução espacial, utilizando a equação APM como modelo matemático, foi adequada, nesse caso particular, para trabalhos na escala de 1:10.000 e menores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3318
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4905_1.pdf3,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.