Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33107
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Thelma Panerai | - |
dc.contributor.author | SILVA, Raphael de França e | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-17T21:15:40Z | - |
dc.date.available | 2019-09-17T21:15:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33107 | - |
dc.description.abstract | A popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) permitiu uma grande conexão da sociedade, através das redes de internet, possibilitando a consolidação da Cibercultura, fenômeno diagnosticado por alguns autores no início dos anos 1990. Essas mudanças expandiram o leque de linguagens disponíveis à comunicação humana, provocando uma ruptura no predomínio da linguagem escrita alfabética como único meio à construção e transmissão de conhecimento. Nesse contexto, a educação possui desafios relacionados à adoção das TDICs, principalmente no âmbito da avaliação de aprendizagem. Por sua vez, a disciplina de História normalmente não é pensada/planejada com dinâmicas envolvendo artefatos tecnológicos, sendo tradicionalmente uma área em que a leitura e produção textual predominam nas práticas de ensino, aprendizagem e avaliação. Assim, tratando de contribuir para inserção de TDIC na disciplina de História, propusemos uma dinâmica avaliativa baseada na produção de narrativas digitais em podcast. A questão do estudo se refere a como a produção de narrativas digitais na mídia podcast pode favorecer uma dinâmica avaliativa em uma disciplina de História no ensino superior? Para alcançar as respostas pretendidas, utilizaremos uma abordagem qualitativa, de estudo de caso descritivo, balizando uma intervenção realizada em uma disciplina de “História da Educação no Brasil”, ministrada numa turma de Pedagogia, da UFPE. Nessa disciplina, as narrativas digitais foram inseridas como instrumento avaliativo e, aos estudantes foi ofertada uma oficina sobre produção dessas narrativas em forma de podcast. A partir dessa intervenção, objetivamos analisar como a produção de narrativas digitais na mídia podcast pode favorecer uma dinâmica avaliativa em uma disciplina de História, no ensino superior. Os autores que fundamentaram nosso estudo foram Amante, Oliveira e Pereira (2017), para o modelo PrACT de avaliação; Lambert (2013) e Paul (2014) para as narrativas digitais; e Carvalho, Aguiar e Maciel (2009) para os podcasts. Ao fim da pesquisa, pudemos constatar que a produção de narrativas digitais na mídia podcast favorece positivamente o desenvolvimento de uma dinâmica avaliativa em História, atendendo às dimensões do modelo PrACT, e possibilitando aos estudantes a construção de uma representação narrativa acerca do contexto histórico abordado em aula, além de favorecer o desenvolvimento da competência da narratividade digital. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Narrativas digitais | pt_BR |
dc.subject | Podcasts | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Narrativas digitais em podcast: dinâmica avaliativa na disciplina de história | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7277058268920317 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6586913716031145 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The popularization of digital information and communication technologies (DICT) allowed a great connection of society through internet networks, enabling the consolidation of Cyberculture, a phenomenon diagnosed by some authors in the early 1990s. These changes have expanded the range of languages available to human communication, provoking a rupture in the predominance of alphabetic written language as the only means to the construction and transmission of knowledge. In this context, education has challenges related to the adoption of, mainly in the context of learning assessment. On the other hand, the discipline of History is usually not thought / planned with classroom dynamics involving technological artifacts; being, traditionally, an area where reading and textual production prevail in teaching, learning and assessment practices. Thus, trying to contribute to the insertion of DICT in the discipline of History, we advocated an assessment system based on the production of digital narratives in podcast. The study refers to how the production of digital narratives in the podcast media can favor assessment in a discipline of History in undergraduate courses. In order to achieve the desired answers, we will use a qualitative approach, from a descriptive case study, marking an intervention carried out in a discipline of "History of Education in Brazil", taught in a group of Pedagogy, at the Federal University of Pernambuco (UFPE). In this discipline, digital narratives were introduced as an assessment tool, and students were offered a workshop on the production of these narratives in podcast form. From this intervention, we aim to analyze how the production of digital narratives in the podcast media can favor assessment in a discipline of History, in a undergraduate course. The authors that based our study were Amante, Oliveira and Pereira (2017), for the PrACT model of evaluation; Lambert (2013) and Paul (2014) for digital narratives; and Carvalho, Aguiar and Maciel (2009) for the podcasts. At the end of the research, we could verify that the production of digital narratives in the podcast media favors, positively, the development of assessment practices in History. The positive aspects are: it takes into account the dimensions of the PrACT model, and enables students to construct a narrative representation about the historical context which was addressed in the classroom; in addition to fostering the development of the competence of digital narrativity. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Raphael de França e Silva.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons