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Título : O impacto da assistência estudantil na permanência dos estudantes no Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE)
Autor : GALINDO, Aline Kátia Ferreira
Palabras clave : Política pública; Ensino superior; Estudantes universitários – Programas de assistência; Evasão universitária; Programa Nacional de Assistência Estudantil
Fecha de publicación : 30-nov-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O principal objetivo desta pesquisa é examinar o impacto do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na permanência/evasão dos estudantes no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Trata-se de um estudo de caso envolvendo os estudantes inscritos no processo seletivo da Assistência Estudantil entre os semestres letivos de 2016.1 a 2017.2. Os dados foram coletados na Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFPE. Como metodologia, utilizamos a estatística descritiva para analisar o perfil dos estudantes elegíveis para a política de assistência e o perfil dos evadidos, a partir das variáveis presentes no banco de dados. Foram realizados testes de balanceamento com os dois grupos: bolsistas (grupo de tratamento) e não bolsistas (grupo de controle). Posteriormente, empregamos a regressão logística para mensurar o efeito da política sobre a evasão. Os principais resultados encontrados apontam que ser bolsista reduz em 55,4% as chances de evasão. Identificamos também que quanto maior for o coeficiente de rendimento, a probabilidade de evadir reduz em 44%. Por outro lado, constatamos que, quanto maior o tempo de permanência (em semestres) do estudante, maior o risco de evasão. Concluímos que a implantação da Política de Assistência Estudantil vem atingindo, entre outros objetivos, a redução nos índices de evasão dos estudantes beneficiários da mesma no Campus Acadêmico do Agreste.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33085
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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