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Título : Avaliação de uma camada compactada de solo para pavimento em asfalto
Autor : FREIRE, Frederico Cesar
Palabras clave : Engenharia Civil; Compactação; Ensaios não destrutivos; Ensaios químicos
Fecha de publicación : 29-jun-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A fase executiva de um sistema viário requer um controle mais rígido e satisfatório para uma compactação do solo adequada como ferramenta para um elevado nível de desempenho estrutural. Por isso é relevante o uso de tecnologias mais modernas na engenharia, os ensaios não destrutivos, conhecidos pela rapidez nas verificações e pela produção de mínimas perturbações estruturais, em oposição aos métodos tradicionais. Nesse contexto, admite-se o Penetrômetro Dinâmico (Dynamic Probing Light – DPL) em solos arenosos pertencente ao grupo dos ensaios não destrutivos em virtude da pequena dimensão do cone da haste de penetração e a distensão ocasionada no grão de areia apresentar-se mínima em relação aos solos coesivos. A verificação foi inicialmente realizada numa praça experimental, adjacente à via, localizada no bairro da Guabiraba, no limite da Reserva Ambiental de Dois Irmãos, no Recife-PE, Brasil. O solo foi geologicamente identificado como pertencente a Formação Barreiras, da classe dos Latossolos Amarelos e Argissolos Amarelos. Na verificação são utilizados ensaios do frasco de areia; da umidade; da granulometria; do peso específico do grão; da compactação; e do índice de suporte califórnia (ISC) nas caracterizações físicas do solo. Nas caracterizações químicas foram realizados os ensaios químicos analíticos e da fluorescência de raios-X. Nos ensaios não destrutivos em campo, foram verificados a resistência de ponta do solo por meio do penetrômetro dinâmico (DPL) e os parâmetros de deflexão por meio do deflectômetro de impacto leve (LWD). Foram realizadas, em um corpo de prova compactado, as determinações das resistências de ponta do solo por meio do penetrômetro estático (PE) e do penetrômetro dinâmico (DPL) adaptados para uso em laboratório. O solo é areia siltosa com pedregulhos, de pH alcalino, eutrófilo, com o grau de compactação (GC) alcaçando 102 % na passada 8 do rolo liso vibratório. Foi determinada a resistência de ponta (qc) do DPL em campo, aos 20 cm, em 9,2 MPa; do DPL em laboratório, aos 5 cm, em 9,0 MPa; do PE em laboratório, aos 5,35 cm, em 2,6 MPa; e o módulo de elasticidade dinâmico (ELWD) do LWD em campo, em 34,8 MPa, deflexão média (Sm) em 0,651 mm e grau de compatibilidade (S/v) menor que 3,50 ms. As verificações na fase da investigação geotécnica e construtiva do sistema viário foram satisfatórios para o bom desempenho em conformidade com as normas vigentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33030
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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