Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33014

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo André da-
dc.date.accessioned2019-09-17T17:27:22Z-
dc.date.available2019-09-17T17:27:22Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33014-
dc.description.abstractO presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica do flexible learning space (OBLINGER, 2006) e da built pedagogy (MONAHAN, 2002). Nosso objetivo foi analisar as possibilidades e impactos pedagógicos de configurações de uma sala de aula por professores do Ensino Superior Brasileiro, a partir do conceito de espaço flexível de aprendizagem. Delimitamos enquanto objetivos específicos: Identificar as concepções formuladas pelos docentes em relação à flexibilidade do espaço sala de aula e a construção de possíveis estratégias didáticas. Analisar as relações estabelecidas entre tríade: espaço, método e experiência dos sujeitos, a partir do planejamento e execução de aulas em um espaço flexível de aprendizagem. Avaliar grau de inovação das aulas planejadas e executadas. Realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória, através de estudos de casos múltiplos considerando a triangulação de métodos, envolvendo processos criativos com docentes do ensino superior para atuação em sala de aula flexível. Os docentes desenvolveram planejamentos através algumas técnicas de design thinking, aplicando em aulas regulares da graduação. Os docentes acompanhados foram professores de cursos de Licenciaturas e Pedagogia de instituição pública de ensino superior. Utilizamos a Análise Interacional (GOODWIN, 2000; JORDAN and HENDERSON, 1995) para a análise de nossos dados. Os resultados sobre o planejamento e ação em ambientes flexíveis de aprendizagem no Ensino Superior apontaram para (i) Introdução de novos elementos e métodos de ensino para a ação didática; (ii) Geração de experimentação didática fora do que usualmente os docentes faziam; (iii) Reflexão docente, compreensão do papel do espaço na pedagogia construída e identificação de limites e avanços pessoais; (iv) Evolução na apropriação conceitual do docente sobre espaço flexível; (v) Inserção de inovação pedagógica, através de metodologias ativas e (vi) Valoração dos sujeitos na relação com o espaço. Sugerimos a continuidade de pesquisas sobre o conceito de espaços flexíveis de aprendizagem no Ensino Superior, tendo em vista a consolidação deste campo científico no Brasil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstratégia de aprendizagempt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEspaço flexível de aprendizagem no ensino superior: perspectivas docentes sobre a sala de aulapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199118791276993pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research is based on flexible learning spaces (OBLINGER, 2006) and built pedagogy (MONAHAN, 2002) theoretical perspectives. Our objective was to analyze the pedagogical possibilities and impacts of classroom configurations by Brazilian Higher Education teachers, based on the concept of flexible learning space. As specific objectives we seek: to identify teachers‟conceptions about classroom flexibility for constructing new didactic strategies; to analyze the relations established between the triad: space, method and experience of the subjects, from planning and teaching in flexible classrooms; to evaluate the degree of innovation of lessons in this context. We conducted a qualitative exploratory research, through multiple case studies considering the triangulation of methods, involving creative processes with teachers of higher education to act in a flexible classroom. Teachers developed lesson plans through some design thinking techniques, applying in regular undergraduate classes. The teachers accompanied by our study belonged to teacher formation undergraduate courses of higher education public institution. We used Interactive Analysis (GOODWIN, 2000; JORDAN and HENDERSON, 1995) for the analysis of our data. The results on planning and action in flexible learning environments in Higher Education pointed out to (i) Introduction of new elements and teaching methods for didactic action; (ii) Generation of didactic experimentation outside of what teachers usually did; (iii) Teacher reflection, understanding of the role of space in built pedagogy and identification of it limits and personal advances; (iv) Evolution in the conceptual appropriation of the teacher on flexible space; (v) Insertion of pedagogical innovation, through active methodologies and (vi) Valuation of subjects in relation to space. We suggested the continuity of research about flexible learning spaces in Higher Education, in order to consolidate this scientific field in Brazil.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Paulo André da Silva.pdf4,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons