Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33012

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUARANÁ, Carla Acioli Lins-
dc.contributor.authorBRAZ, Glicínia Raquel Feitoza-
dc.date.accessioned2019-09-17T17:17:00Z-
dc.date.available2019-09-17T17:17:00Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33012-
dc.descriptionGUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patríciapt_BR
dc.description.abstractNossa pesquisa partiu da consideração de que a experiência enquanto uma noção, nascida no campo da filosofia, aponta possibilidades para pensar a formação de professores de modos outros que não apenas pensa-la a partir de referenciais que se preocupam em desenvolver os aspectos técnicos e metodológicos que envolvem o exercício da docência. Ao considerarmos que a formação de professores vai para muito além de sua dimensão técnica e metodológica, embora sejam esses aspectos que percebemos preocupar os estudos e pesquisas formação de professores, nossa pesquisa buscou, então, pensar sobre as noções de experiência presentes no campo da formação de professores. Para tal, nos ancoramos na discussão sobre a experiência realizada, principalmente, por autores como Larrosa (2014), Pagni (2014), Benjamin (2000), Agambem (2005) e Martin Jay (2005) para possibilitar nossas reflexões. Nosso percurso metodológico envolveu analisar os estudos e pesquisas socializados em sete grupos de trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) entre os anos de 2013 a 2017. Nossos achados apontaram que a noção de experiência, de inspiração no encontro entre filosofia e educação, emergem com maior frequência nos estudos localizados nos GTs que buscam discutir questões, que embora sejam fundamentais e ao nosso ver também atravessem o campo da formação de professores, não tem como objeto constituído de suas preocupações a formação de professores. No GT de Formação de Professores a experiência emerge enquanto um acúmulo de vivências adquiridas no tempo cronológico de atividade docente. Notamos que os estudos sobre formação de professores assumem a defesa da formação de profissionais pesquisadores e reflexivos na ação e sobre suas ações. Nossas analises apontam que o campo no entorno da formação de professores, entre diálogos com a Filosofia da Educação, possibilita o encontro potente entre formação de professores e a noção de experiência, no entanto, esta perspectiva ainda não adensa as discussões da própria formação em seu espaço circunscrito, como não subjaz as politicas e programas de formação docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Formação (Brasil)pt_BR
dc.subjectExperiência (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleExperiência: noção potente para pensar formação de professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7481168661516268pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1756289961986779pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxOur research started from the consideration that experience as a notion, born in the field of philosophy, points out possibilities to think the formation of teachers in other ways that not only think of it from references that are concerned with developing the technical and methodological aspects which involve the exercise of teaching. When we consider that teacher training goes far beyond its technical and methodological dimension, although it is these aspects that we perceive to concern the studies and researches teacher training, our research then sought to think about the notions of experience present in the field of formation of teachers. To that end, we are anchored in the discussion about the experience, mainly by authors such as Larrosa (2014), Pagni (2014), Benjamin (2000), Agambem (2005) and Martin Jay (2005) to enable our reflections. Our methodological approach involved analyzing studies and socialized research in seven working groups (GTs) of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) between the years of 2013 to 2017. Our findings pointed out that the notion of experience, in the encounter between philosophy and education, emerge more frequently in the studies located in the GTs that seek to discuss issues, which although they are fundamental and in our view also cross the field of teacher training, is not concerned with the formation of teachers. In the Training of Teachers, experience emerges as an accumulation of experiences acquired in the chronological time of teaching activity. We note that the studies about teacher training assume the defense of the training of researcher and reflexive professionals in the action and on their actions. Our analyzes point out that the field surrounding the formation of teachers, between dialogues with the Philosophy of Education, allows the potent encounter between teacher training and the notion of experience, however, this perspective does not yet add to the discussions of the formation itself in its space, as it does not underlie teacher education policies and programs.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Glicínia Raquel Feitoza Braz.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons