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Título : Coaglomeração na indústria de transformação brasileira
Autor : ALMEIDA, Jullio Victor Pedrosa de
Palabras clave : Indústria de transformação (Brasil); Aglomeração; Economia; Desenvolvimento econômico (Brasil)
Fecha de publicación : 20-feb-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O trabalho teve como objetivo analisar e obter evidências acerca da coaglomeração entre os setores na indústria de transformação brasileira. Para isso, utilizou-se o índice de coaglomeração para pares de setores apresentando por Ellison, Glaeser e Kerr (2010), dividindo-se a análise para o Brasil e Grandes Regiões, com o intuito de proporcionar a comparação entre as regiões e o país, identificando os padrões de coaglomeração mais recorrentes e os setores com maior propensão a se coaglomerar no Brasil e em determinadas regiões. Foi separada a análise por divisão (2 dígitos) e grupo (3 dígitos), e para cada nível de desagregação geográfica – por estado, microrregião e município, para os anos de 2006, 2011 e 2016. O estudo acompanha os resultados de Maciente (2013) em relação aos setores da Zona Franca de Manaus apresentarem elevada coaglomeração, sendo o destaque os setores relacionados a informática e eletrônicos. O principal resultado do trabalho e consequentemente a grande contribuição está na clara evidência que setores de alta tecnologia apresentam no geral padrões de coaglomeração elevados e superiores aos de baixa tecnologia, concluindo assim que setores de alta tecnologia são mais propensos a coaglomeração e também a coaglomerar entre si. O trabalho evidenciou o alto padrão de coaglomeração dos setores de Fabricação de Fumo (12), Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (14); Preparação de Couros e Fabricação de Artefatos de Couro, Artigos para Viagem e Calçados (15); Fabricação de Produtos Químicos (20); Fabricação de Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos (21); Fabricação de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (26); Fabricação de Máquinas e Equipamentos (28); Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (29). Por fim, o trabalho contribuiu na identificação dos setores mais propensos a se aglomerar, assim como uma análise mais profunda para as regiões, sendo uma ferramenta poderosa para análise de produtividade e competividade entre os setores, ou fomentando avaliação de políticas públicas que sugerem desconcentração ou aglomeração de determinados setores entre si.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32989
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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