Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32979

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Morais de-
dc.contributor.authorCORREIA, Jucélia de Souza Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-09-16T21:31:18Z-
dc.date.available2019-09-16T21:31:18Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2019-09-16-
dc.identifier.citationCORREIA, J. S. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32979-
dc.description.abstractAtravés de atividades com jogos populares na Educação Infantil, abrem-se porta para o mundo sociocultural, incentivando o desenvolvimento das crianças e possibilitando a incorporação de valores que assimilam de novos conhecimentos, desenvolvimento da sociabilidade e dos aspetos ligados a teoria sócio-interacionista. Porém alguns pais e professores não conhecem o real potencial das atividades com jogos no desenvolvimento integral das crianças. O objetivo geral é compreender como as discussões sobre a prática dos Jogos Populares nas aulas de Educação Física Infantil tem sido trabalhada. Nesta perspectiva iremos discutir a seguinte problematização: A atual produção bibliográfica tem conseguido discutir com amplitude a prática dos Jogos Populares nas Aulas de Educação Física Infantil? Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica onde registrou-se reflexões de Castro (2012), Kishimoto (2010) e Vygotsky (2005), dentre outros. A metodologia desenvolvida no estudo terá uma abordagem quantitativa, qualitativa. O estudo foi feito a partir das análises de livros, artigos, pesquisados nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Onde usou como suporte pedagógico para atuação dos professores e reflexão dos autores. Nas considerações finais considerou-se que o brincar favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, pois, por meio de jogos ela aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita seus conhecimentos.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectJogos Popularespt_BR
dc.titleJogos populares nas aulas de Educação Física no Ensino Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7pt_BR
dc.description.abstractxThrough activities with popular games in Early Childhood Education, they open the door to the socio-cultural world, encouraging the development of children and enabling the incorporation of values that assimilate new knowledge, development of sociability and aspects related to socio-interactionist theory. However, some parents and teachers do not know the real potential of gaming activities in the integral development of children. The general objective is to understand how the discussions about the practice of the Popular Games in Child Physical Education classes have been worked out. In this perspective we will discuss the following problematization: Has the current bibliographic production been able to discuss in detail the practice of the Popular Games in the Physical Education Classes for Children? For this, a bibliographical review was carried out where the reflections of Castro (2012), Kishimoto (2010) and Vygotsky (2005) were recorded, among others. The methodology developed in the study will have a quantitative, qualitative approach. The study was based on the analyzes of books, articles, researched on platforms Google Academic and Scielo. Where he used as pedagogical support for teachers' work and reflection of the authors. In the final considerations it was considered that play favors the child's self-esteem and the interaction of his peers, providing learning situations and development of his cognitive abilities, since, through games he learns to act, has his curiosity stimulated and exercises his knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CORREIA, J. S. C..pdf753,76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons