Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290
Title: Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
Authors: Rebouças de Almeida, Raquel
Keywords: Design e Emoção;Projeto de Produto;Metodologia de Design;Subjetividade;Instituições de Ensino
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Rebouças de Almeida, Raquel; Medeiros de Araújo, Kátia. Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Este trabalho trata da pesquisa de público alvo com ênfase nos aspectos subjetivos do usuário. Estuda as disciplinas de projeto de cursos de design de produto, analisa as abordagens dessas disciplinas e suas relações com disciplinas teóricas presentes no currículo. Também realiza um estudo de caso com intervenção em sala de aula, para aprofundamento da pesquisa. O trabalho aborda o âmbito do design e emoção, cuja ênfase na emoção, personalidade e expectativas dos usuários é de grande importância para a atividade de projeto de design. O objetivo é analisar a abordagem da pesquisa de público-alvo nas disciplinas de projeto de produto em cursos de design. Pretende-se conhecer como os docentes dessas disciplinas orientam a análise de aspectos subjetivos do público-alvo e quais aspectos influenciam essa análise. Pretende-se também, além desse estudo mais generalista, conhecer de forma mais aprofundada esse panorama em uma disciplina de projeto especificamente, com análise e intervenção em sala de aula. A metodologia da abordagem dialética conduz a pesquisa ao cruzamento de dados e ao estabelecimento de ligações e de interdependência entre eles. Procuram-se relações entre as variáveis estudadas e a influência destas na pesquisa de público-alvo realizada nas instituições de ensino de design. Com a pesquisa realizada, observou-se que há lacunas na forma de orientação do estudo do público-alvo nas instituições de ensino pesquisadas. O estudo de caso e a intervenção em uma disciplina de projeto, através da análise detalhada de trabalhos de alunos, tornaram possível observar em que aspectos e em que fases do projeto as carências no estudo da emotividade do público-alvo são mais latentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2207_1.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.