Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32857

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Maciara Gomes Leite da-
dc.date.accessioned2019-09-13T20:23:21Z-
dc.date.available2019-09-13T20:23:21Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32857-
dc.description.abstractA escassez da água, recurso vital para os seres vivos, decorrentes de mudanças climáticas, de gestão pública, ou por ambos, faz com que se busquem soluções urgentes, com o envolvimento da população em ações que minimizem as consequências oriundas da crise hídrica. Em razão disto é impreterível buscar formas de educar, que provoquem mudanças de atitudes por meio, sobretudo, da Educação Ambiental (EA), com a disseminação de conhecimentos sobre o ambiente, como bem comum da humanidade, a fim de reforçar à sua preservação e utilização sustentável. Assim, a EA é indispensável no processo de sensibilização/mobilização da população. Esta pesquisa defende a relevância de incentivar a construção de conhecimentos sobre água, a partir de uma realidade hídrica local, oportunizando a discussão, a análise e a reflexão sobre o papel que cada um possui quanto ao uso consciente deste recurso vital, propõe-se assim, a elaboração de uma cartilha sobre os recursos hídricos de Pesqueira/PE, cidade do agreste de Pernambuco, que sofre com a escassez de chuvas na região. Para a composição deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais sobre disponibilidade de água na Terra, a EA amparada por cartilha educativa, cidadania e meio ambiente. Além, de uma pesquisa exploratória sobre os reservatórios de abastecimento de água, no município de Pesqueira/PE. A cartilha aborda o tema água quanto à importância, disponibilidade, regiões hidrográficas brasileiras, água no município, a crise hídrica, uso consciente da água e as fontes alternativas de água. O público-alvo são os estudantes dos anos finais, do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Pois, conforme os Parâmetros para Educação Básica de Pernambuco, para esse nível de ensino, os conteúdos de ciências naturais deverão abordar temas relacionados ao meio ambiente e água. Foram realizadas oficinas educativas para a apresentação e validação da cartilha, com estudantes de uma escola da rede pública estadual do município. Participaram também da validação da cartilha professores, equipe gestora da escola, representantes de órgãos públicos municipais e de organizações humanitárias sem fins lucrativos. Assim, com essa pesquisa constatou-se a importância de se trabalhar a educação ambiental focando a partir de um contexto local, e ampliar o tema, de forma globalizada, buscando o entendimento da dimensão da questão ambiental, e especificamente, da crise hídrica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleÁgua, conhecimento e ação local : cartilha como instrumento de aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCASTILHO, Cláudio Jorge Moura de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7779674203820394pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2411998717256147pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe scarcity of water, a vital resource for living beings, due to climate change, public management, or both, causes urgent solutions to be sought, involving the population in actions that minimize the consequences of the water crisis. Because of this, it is imperative to seek ways to educate, to provoke changes in attitudes through, above all, Environmental Education (EA), with the dissemination of knowledge about the environment, as a common good of humanity, in order to reinforce its preservation and utilization sustainable development. Thus, EA is indispensable in the process of sensitization / mobilization of the population. This research defends the relevance of encouraging the construction of knowledge about water from a local water reality, allowing discussion, analysis and reflection on the role that each one has in relation to the conscious use of this vital resource, the preparation of a primer on the water resources of Pesqueira / PE, a city in the agreste of Pernambuco, which suffers from the scarcity of rainfall in the region. For the composition of this project were carried out bibliographical and documentary surveys on water availability on Earth, EA supported by educational booklet, citizenship and environment. In addition to an exploratory research on the reservoirs of water supply in the municipality of Pesqueira / PE. The booklet addresses the theme water as to the importance, availability, Brazilian hydrographic regions, water in the municipality, the water crisis, conscious use of water, alternative sources of water. The target audience is elementary school students in grades 6 through 9. For, according to the Parameters for Basic Education of Pernambuco for this level of education, the contents of natural sciences should address themes related to the environment and water. Educational workshops were held for the presentation and validation of the booklet, with students from a public school in the state. Also participating in the validation of the book were teachers, the school's management team, representatives of municipal public agencies and non-profit humanitarian organizations. Thus, with this research it was verified the importance of working on environmental education focusing on a local context and broadening the theme in a globalized way in order to understand the dimension of the environmental issue, and specifically, the water crisis.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maciara Gomes Leite da Silva.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons