Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32825

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorSANTOS, Josefa Roberta Roque dos-
dc.date.accessioned2019-09-13T18:21:52Z-
dc.date.available2019-09-13T18:21:52Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32825-
dc.description.abstractConsiderando que as avaliações em larga escala ocupam o lugar de fortes indutoras das políticas educacionais, ao construírem os indicadores de qualidade da educação, o presente estudo investiga as estratégias usadas pela gestão escolar em torno dos resultados dessas avaliações. As avaliações externas integram o Sistema Nacional de Avalição da Educação Básica (SAEB), e seus resultados integram o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Atualmente a etapa da educação básica com maior número de avaliações em larga escala é o Ensino Fundamental, especialmente nos anos iniciais. Considerando que as redes municipais de ensino são as principais responsáveis pela gestão do Ensino Fundamental, nossa pesquisa se dá no âmbito do município de Garanhuns no agreste pernambucano, tendo como objetivo geral: analisar a relação que as equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental estabelecem entre os resultados das avaliações em larga escala e a definição de metas e objetivos de gestão escolar. O desenvolvimento metodológico se deu a partir da perspectiva materialista histórico-dialético, através de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se deu a partir da abordagem da hermenêutica- dialética. Três escolas foram definidas como campo de pesquisa para realização das entrevistas, a partir das médias alcançadas no IDEB 2015. Dessas escolas foram selecionados nove sujeitos ao todo, três de cada escola, os gestores, os coordenadores pedagógicos e professores. A análise documental foi feita a partir de documentos que tratam da normatização das políticas de avaliação nacionais, estaduais, e do município de Garanhuns. Nossos resultados apontam que são realizadas as seguintes avaliações externas em Garanhuns: a nível nacional, a Prova Brasil, a ANA, e a Provinha Brasil, e a nível do Estado de Pernambuco, o SAEPE. O Município de Garanhuns não tem uma avaliação em larga escala própria. Como limites dessas avaliações foram apontados: o estreitamento curricular; a preparação intensiva para provas; a responsabilização dos sujeitos e a descontextualização dos resultados. Como potencialidades, os sujeitos apontam o caráter de diagnóstico das avaliações; a possibilidade de resultados sistematizados, com descritores claros e resultados passíveis de análise (no caso da avaliação do SAEPE). Os resultados apresentam também, um Plano de ação, que as escolas elaboram e apresentam com foco em estratégias para melhorar os resultados nas avaliações, bem como que a formação continuada na escola tenha momentos voltados para elaboração de atividades que possam ser usadas para melhorar os resultados nas avaliações, no entanto, estes se apresentam de forma verticalizada nas escolas. Concluímos que as gestões escolares apresentam mecanismos de utilização dos resultados, determinados pela gestão municipal. Compreendemos o planejamento como principal mecanismo indutor de ações acerca dos resultados das avaliações em larga escala, bem como que as avaliações de caráter mais local, como o SAEPE e a provinha Brasil são mais utilizados pelas escolas ou nas escolas para diagnóstico e para induzir ações. Percebemos o forte apelo para adoção de uma abordagem de gestão pautada nos resultados, com a criação de ranqueamentos e pressões externas por melhorias nos índices.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação – Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectEscolas – Organização e administração – Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino obrigatório – Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectEscolas municipais – Garanhuns (PE)pt_BR
dc.titleImplicações dos resultados das avaliações em larga escala nos mecanismos de gestão escolar adotados por escolas municipais.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6520349818023209pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxConsidering that large-scale evaluations consist in strong inducers of educational policies, once constituting indices of education quality, this study investigates the strategies used by school management about the results of such evaluations. External evaluations integrate the National System of Basic Education Evaluation (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB), and its results integrate the Development Index of Basic Education (IDEB). Nowadays, the branch of basic education with the most large-scale evaluations is mainly the initial years of elementary school. Taking into account that municipal schooling networks are the main body responsible for elementary school management, our research takes place in the municipality of Garanhuns, in the state of Pernambuco, having as general objective: analyzing the relationship that school management staff of elementary schools establishes between large-scale evaluation results and the definition of school management goals to be achieved. The methodological development of this study consists of a historical-dialectical materialistic perspective, through documental analysis and semi-structured interviews. The data analysis was conducted based on the hermeneutic-dialectical perspective. Three schools were established as research fields for the interviews to take place, based on the average IDEB index score achieved in 2015. From within these schools, nine subjects were selected, three from each: the principal, the pedagogical coordinator and one teacher. The documental analysis was carried out based on documents which tackle the standardization of national, state, and municipal evaluation policies for the municipality of Garanhuns. The results indicated that the following external evaluations are conducted in Garanhuns: at national level, Prova Brasil, ANA, and Provinha Brasil; and at the Pernambuco state level, the SAEPE test. The municipality of Garanhuns does not institute a large-scale evaluation of its own. As limitations of these evaluations, we found: curricular narrowing; intensive evaluation preparation; subject responsibility and de-contextualization of results. As potential upsides, the subjects point out the diagnostic feature of the external evaluations; the possibility of systematized results, with clear descriptors and subjective to analysis (in the case of the SAEPE test). The results also present a plan of action that the schools elaborate and present, focusing on strategies to improve the results achieved in the evaluations, as well as proposing that the continuous capacitation at the school have moments dedicated to the elaboration of activities that can be used to better the evaluation results, however such activities present themselves in a vertical manner in schools. We conclude that school management present mechanisms to utilize the results of external evaluations, put in place by municipal education management. We understand planning as the main mechanism to induce actions based on the results of external large-scale evaluations, as well as that local evaluations, such as SAEPE and Provinha Brasil, are more widely used by and at the schools for diagnosis and induction of actions on this matter. We perceive a strong appeal for the adoption of a school management approach rooted in the results, with the creation of rankings and external pressure for the betterment of education quality indices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Josefa Roberta Roque dos Santos.pdf2,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons