Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32816

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de-
dc.contributor.authorSOUZA JÚNIOR, Benedito Leite de-
dc.date.accessioned2019-09-13T18:09:44Z-
dc.date.available2019-09-13T18:09:44Z-
dc.date.issued2018-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32816-
dc.description.abstractA presente pesquisa insere-se nas discussões concernentes aos múltiplos discursos veiculados em sites de entidades religiosas sobre a chamada ‘ideologia de gênero’ e como essas postagens constroem o pânico moral conduzindo a sociedade a reproduzir e reforçar atitudes de ódio contra os LGBT e como se inserem na educação e na vida social e política dos mesmos sujeitos aos quais a ela se destina problematizando a recepção destes discursos, especialmente no âmbito da educação, uma educação que sirva à realização dos indivíduos e lhes garanta exercício pleno de cidadania, tal como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) 10.172/2001. Trabalharemos com a análise de sites católicos padrepauloricardo.org e cleofas.com.br, do Prof. Teólogo-leigo Felipe Aquino e os sites evangélicos pertencentes à Consciência Cristã e o da Visão Nacional para a Consciência Cristã. Problematizaremos alguns aspectos sobre a discussão e efetivação de um ensino mais humanizado e laico. Apresentaremos a perspectiva crítica dessa estratégia velada ou consensual para uma educação sexista, LGBTfobica, machista e misógina que denunciamos e ao mesmo tempo inspira a pesquisa em questão. Lima (2015), Machado (2004), Oliveira, G. (2018), Oliveira, A. (2018), Junqueira (2017) e Louro (1997) são alguns dos autores que utilizamos para dialogar um pouco sobre tais temas propostos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPânicopt_BR
dc.subjectIdeologia de gênero (Brasil)pt_BR
dc.subjectCristãospt_BR
dc.subjectConservantismo (Brasil)pt_BR
dc.subjectMinorias sexuais (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação (Brasil)pt_BR
dc.titleA construção do pânico moral sobre a chamada “ideologia de gênero na educação” nos sites de movimentos cristãos (neo)conservadores.pt_BR
dc.title.alternativeA construção do pânico moral sobre a chamada “ideologia de gênero ” nos sites de movimentos cristãos (neo)conservadores.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1727592761732001pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5336313595044838pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe present research is part of the discussions concerning the multiple discourses on the websites of religious entities about the so-called 'gender ideology' and how these postings build the moral panic leading society to reproduce and reinforce hateful attitudes towards LGBT people and how in the education and social and political life of the subjects to which it is intended to problematize the reception of these discourses, especially in the field of education, an education that serves the realization of individuals and guarantees them full exercise of citizenship, as established by Law of Directives and Bases of National Education (LDBN) 10.172 / 2001. We will work with the analysis of Catholic sites padrepauloricardo.org and cleofas.com.br, of Prof. Theologian-layman Philip Aquino and the evangelical sites belonging to the Christian Conscience and the National Vision for Christian Conscience. We will discuss some aspects about the discussion and the realization of a more humanized and secular teaching. We will present the critical perspective of this veiled or consensual strategy for a sexist, LGBTphobic, sexist and misogynist education that we denounce and at the same time inspire the research in question. Lima (2015), Machado (2004), Oliveira, G. (2018), Oliveira, A. (2018), Junqueira (2017) and Louro (1997) are some of the authors we use to dialogue a little about such proposed topics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Benedito Leite de Souza Júnior.pdf2,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons