Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32806

Compartilhe esta página

Título: Os usos dos gêneros textuais no 3º ano do ciclo de alfabetização: práticas de professoras alfabetizadoras
Autor(es): ALVES, Cintia Marques de Oliveira
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino; Alfabetização; Práticas de ensino; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 23-Mai-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o uso dos gêneros textuais no ciclo de alfabetização. Como objetivos específicos, buscamos compreender com quais objetivos as professoras trabalham com gêneros textuais; identificar os critérios usados pelas docentes para a escolha dos gêneros a serem trabalhados; compreender como os gêneros são trabalhados nos diferentes eixos de aprendizagem; e identificar os recursos mobilizados pelas professoras para uso dos gêneros em sala de aula. Como aporte teórico nos apoiamos nos estudos de Bakhtin (2011), que considera a linguagem como um fenômeno social, Marcuschi (2008, 2011) que compreende os gêneros textuais como estruturas que surgem para dar conta das demandas de comunicação presentes em nosso dia a dia, Schneuwly e Dolz (2004, 2011) através da concepção de ensino dos gêneros textuais, Brasil (2012), alicerçando a proposta do trabalho com os gêneros no ciclo, bem como Tardif (2002) e Chartier (2007) embasando a discussão sobre prática docente. A pesquisa constitui-se como sendo de caráter qualitativo. Como lócus de pesquisa tivemos uma escola da rede municipal da cidade do Recife. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras que lecionavam no terceiro ano do ensino fundamental. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o questionário, as entrevistas, o diário de campo e a observação. Como resultados da pesquisa, percebemos que, ao trazerem os gêneros para sala de aula, as docentes objetivam com que os alunos leiam, interpretem e produzam textos com competência. Ao escolherem os gêneros a serem ensinados, as docentes apontaram que eles precisam ser de fácil compreensão, de interesse dos alunos, curtos, dentro da realidade das crianças. No que toca às estratégias para o trabalho com os gêneros, se percebeu que as docentes lançam mão de diversos recursos ao fazerem uso dos gêneros em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32806
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cintia Marques de Oliveira Alves.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons