Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32707

Comparte esta pagina

Título : E agora, José? Financiamento de campanha e voto no Brasil (2012 e 2016)
Autor : ARRUDA, Marcus Vinicius Taques
Palabras clave : Ciência Política; Eleições; Campanhas eleitorais; Fundos para campanhas eleitorais – Estudo comparado; Candidatos políticos; Votação
Fecha de publicación : 31-ago-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A proibição do financiamento empresarial no Brasil alterou a influência dos gastos de campanha sobre os resultados eleitorais? Essa tese testa a hipótese de que mesmo após o fim do financiamento de campanha por pessoas jurídicas no Brasil nas Eleições de 2016 se manteve uma correlação positiva entre a magnitude do efeito do gasto de campanha e a quantidade de votos obtidos pelos candidatos, bem como identifica quais atores passaram a influenciar no financiamento de campanha e consequentemente nos resultados eleitorais. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para examinar informações secundárias coletadas no sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito das eleições para prefeitos e vereadores das capitais brasileiras no ano de 2016. Os resultados indicam que: (1) o gasto de campanha continua exercendo efeito positivo sobre a quantidade de votos obtidos nas eleições; e (2) o financiamento partidário passou a ter protagonismo nas eleições.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32707
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Marcus Vinicius Taques Arruda.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons