Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32680
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Heitor Felipe da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T18:30:30Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T18:30:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32680 | - |
dc.description.abstract | A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem proporcionou mudanças na mediação realizada pelo professor nas formas de abordagem de conteúdos curriculares. Para investigar a inserção das tecnologias na realidade escolar, optou-se pelo trabalho realizado com a Robótica Pedagógica como recurso fomentador de Ciência e Tecnologia para o Letramento Científico de alunos do Ensino Médio de uma Escola de Referência localizada na cidade do Recife. Para tanto, buscou-se verificar como a robótica foi inserida na realidade escolar desses alunos e quais ações eram realizadas com o objetivo de trabalhar a educação científica e alcançar um bom Letramento Científico desses estudantes. Sendo assim, buscou-se categorizar o Letramento Científico do grupo de alunos que participou da pesquisa, de acordo com a categorização do Letramento Científico definida por Ogunkola (2013). A pesquisa proposta apresenta uma abordagem qualitativa e se insere no campo da pesquisa exploratória. Acerca dos procedimentos adotados na sua execução, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de observação participante. Pode-se observar, nesta investigação, que a Robótica Pedagógica atende aos vários elementos que compõe os objetivos propostos para a educação científica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e influenciam de forma direta o Letramento Científico dos alunos e alunas envolvidos nas atividades realizadas com a robótica. Entretanto, algumas limitações são impostas quando o trabalho é planejado de forma não orientada à interdisciplinaridade e compromete a abordagem de elementos da cultura científica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Robótica educacional como recurso pedagógico fomentador do letramento científico de alunos da rede pública de ensino na cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5980625833964644 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The insertion of information and communication technologies in the teaching and learning processes provided changes in teacher mediation in curriculum content approaches. When investigating the insertion of educational technologies into the school reality, this research was chosen to investigate the work carried out with Pedagogical Robotics as an educational tool wich promotes Science and Technology for the Scientific Literacy of High School students of a Reference School located in the city of Recife. In order to do so, we sought to verify how robotics was inserted in the school reality of these students and which actions were taken in order to work on scientific education and attain a good Scientific Literacy of these students. Thus, we sought to categorize the Scientific Literacy of the group of students who participated in the research, according to the categorization of Scientific Literacy defined by Ogunkola (2013). The proposed research presents a qualitative approach and is inserted in the field of exploratory research. Regarding the procedures adopted in its execution, this work is characterized as a participant observation research. It can be observed in this investigation that Pedagogical Robotics addresses the various elements that make up the objectives proposed for scientific education, according to the National Curricular Parameters, and directly influence the Scientific Literacy of the students involved in the activities carried out with robotics. However, some limitations are imposed when the work is planned in a way not oriented to interdisciplinarity and compromises the approach of elements of scientific culture. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Heitor Felipe da Silva.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons