Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3262
Título: Influência do meio de cultura na produção de metabólicos bioativos pelo endófito Streptomycessp. EBR49-A UFPEDA
Autor(es): Glaucia Barroso da Cunha, Ivana
Palavras-chave: Endofítico;Streptomyces sp.;Metabolito secundário
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Glaucia Barroso da Cunha, Ivana; Magali de Araújo, Janete. Influência do meio de cultura na produção de metabólicos bioativos pelo endófito Streptomycessp. EBR49-A UFPEDA. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Streptomyces endofíticos de plantas medicinais vem contribuindo de maneira significativa como uma fonte promissora para descoberta de novos metabólitos bioativos. Este trabalho teve como objetivo selecionar o melhor meio de cultura e tempo de produção de metabólitos secundários bioativos, visando seu isolamento. Foram utilizados na fermentação cinco diferentes meios de cultura, que através do teste de difusão em disco para Bacillus subtilis ATCC 6633 mostraram boa atividade antimicrobiana. A massa celular foi extraída com solventes polares, sendo o extrato etanólico o que apresentou maior halo de inibição, quando comparado aos extratos dos líquidos metabólicos. O extrato etanólico foi submetido à coluna cromatográfica de sílica gel, seguida da purificação da fração ativa por cromatografia em placas preparativas, originando quatro novas frações, das quais apenas a fração A4 apresentou halo de inibição para bactérias Gram-positivas. Desta fração foi determinada a CMI e o melhor resultado obtido foi para Micrococcus luteus ATCC 2225 <12,5 &#956;g/mL. O espectro infravermelho desta fração mostrou a presença de grupos característicos de anima primária alifática, grupos alquila e cetona
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3262
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2152_1.pdf938,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.