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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32611
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Título: | Flex-água: ferramenta para o ensino de água na perspectiva da aprendizagem significativa crítica na educação básica |
Autor(es): | OLIVEIRA, José Antônio Bezerra de |
Palavras-chave: | Ciência – Estudo e ensino; Educação ambiental |
Data do documento: | 30-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O ensino das ciências necessita de diferentes ferramentas e práticas pedagógicas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Neste sentido, percebe-se que um dos meios de tornar a aprendizagem – em especial a que envolve conceitos ambientais – significativa é quando se é possível flexibilizá-la. Isto pode auxiliar na formação dos alunos, de modo que se tornem cidadãos críticos e atuantes na sociedade e ambiente de modo efetivo. Hoje, observase que os alunos ingressantes na Educação Básica têm grande afinidade com tecnologias digitais e, por isso, são tão receptivos às inovações tecnológicas. Assim, a aplicação de ferramentas tecnológicas que estimulem a capacidade cognitiva do estudante, de maneira a explorar seu conhecimento prévio e permitir a flexibilização do conhecimento, faz-se uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências, mais especificamente, do conhecimento ambiental. Nesta direção, a presente pesquisa tem por objetivo produzir uma Flexquest para o estudo da água na Educação Básica, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Flexquest é uma estratégia que utiliza links da web para mostrar aos estudantes-alvo os diversos cenários e perspectivas onde uma determinada temática pode ser encontrada, causando no aprendiz desconstruções e reconstruções do conhecimento acerca daquele tema. A Flexquest produzida é denominada “Flex-água” e, na sua construção, foram incorporados elementos promotores de uma aprendizagem potencialmente significativa e crítica. Para a validação da Flex-água, foi feita uma análise de mapas conceituais produzidos por estudantes do 3º ano do Ensino Médio antes e após uma sequência didática envolvendo a ferramenta. A análise dos conceitos ancorados pelos aprendizes via mapa conceitual mostrou fortes indícios de uma aprendizagem significativa em curso, pois foi possível identificar vários elementos da Flex-água que especificaram ou modificaram os conceitos que estavam estabilizados na estrutura cognitiva dos estudantes, configurando a estratégia como um elemento didático eficaz para o ensino das Ciências Ambientais. |
Descrição: | Arquivo da Dissertação foi substituído por versão atual em 03/11/2020. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32611 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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DISSERTAÇÃO José Antônio Bezerra de Oliveira.pdf | 572,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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