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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32575

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Título: Avaliação dos aspectos físicos, tecnológicos e atitudinais direcionados aos usuários com deficiência visual: estudo em uma biblioteca universitária
Autor(es): BRITO, Erilze Maria da Silva
Palavras-chave: Pessoa com deficiência visual; Ergonomia; Biblioteca Universitária; Tecnologias Assistivas; Pessoas Cegas
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho destaca a relevância da inclusão da pessoa com deficiência visual na Biblioteca Universitária, tomando-se como base para o desenvolvimento do estudo os princípios, conceitos, métodos e técnicas da ergonomia. A pesquisa está estruturada de forma a identificar as possíveis barreiras encontradas no acesso à informação, centrada nos aspectos físicos, tecnológicos e atitudinais, como também uma referência para criação de serviços e infraestrutura disponíveis na Biblioteca. Surgiu da observação de usuários cegos e com baixa visão quando do acesso à informação através dos terminais de pesquisa da Biblioteca Setorial do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (BIBCE-UFPE). Enfatiza o papel da Biblioteca como fonte de informação, seja na graduação ou pós-graduação, tendo como função primordial o apoio à pesquisa e promoção do conhecimento. A pesquisa está pautada segundo as considerações e opiniões dos usuários cegos e com baixa visão, que utilizam a Biblioteca como fonte de pesquisa acadêmica. O objetivo é: identificar os aspectos físicos, tecnológicos e atitudinais para facilitar o acesso e o uso de Bibliotecas Universitárias, com foco no usuário com deficiência visual. A metodologia aplicada é de caráter quali-quantitativo, caracteriza-se como exploratória em uma estratégia de Pesquisa-ação, a qual possibilita condições de investigação de uma forma prática, crítica e reflexiva, focada na modalidade de Estudo de Caso. A amostra é composta por usuários com deficiência visual, alunos e servidores da Instituição, que necessitem utilizar a Biblioteca para fins de pesquisa ou em busca de material do acervo como: livros, periódicos, teses, dissertações e e-books. O estudo discute a necessidade das Bibliotecas Universitárias adotarem critérios de inclusão, contribuindo para um espaço igualitário. Baseado nos resultados obtidos, no cruzamento da coleta de dados no trabalho de campo, das informações relevantes contidas na legislação e na revisão bibliográfica, sugere-se adequações físicas e tecnológicas onde possam contemplar igualitariamente todos os usuários cegos e com baixa visão da Universidade Federal de Pernambuco. Todas as imagens deste trabalho estão audiodescritas.
Descrição: BRITO, Erilze Maria da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: Erilze, M. S. B.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32575
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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