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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorSILVA, Adriano Carvalho Cabral da-
dc.date.accessioned2019-09-11T17:55:46Z-
dc.date.available2019-09-11T17:55:46Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32566-
dc.description.abstractEm 2008 foi implementado no estado de Pernambuco o Programa de Educação Integral (PEI) através da Lei Complementar Nº 125/2008, o qual pretendia desenvolver no ensino médio, através das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), uma experiência de jornada ampliada configurada em 02 (dois) formatos: semi-integral, com 33,33 (trinta e três vírgula trinta e três) horas semanais; e integral, com 40 (quarenta) horas semanais, ambos distribuídos em 05 (cinco) dias. Para os docentes, o PEI se apresentou um programa atrativo ao ponto que garantia, com exclusividade para os professores que dele participavam, uma gratificação por localização especial, prevista na Lei Nº 12.965/2005. Contudo, ao longo dos últimos 10 (dez) anos, o programa ganhou notoriedade a partir das avaliações em larga escala dos indicadores de desempenho, como é o caso do IDEB e do IDEPE, fenômeno que condiciona a noção de qualidade que é disseminada pelo governo, intrinsecamente atrelada ao modelo de gestão por resultados importada do mundo empresarial. Considerando a estreita visão do fenômeno educativo que se constitui nestes resultados, bem como os entraves que a gestão por resultados desencadeia na educação e nas condições de trabalho docente, aspecto já denunciado por autores como Freitas (1995; 2012; 2014), Ravitch (2011) e Shiroma (2008), a presente pesquisa tem como problema: quais são os determinantes do modelo de gestão por resultados adotado pelo Programa de Educação Integral (PEI), da Rede Estadual de Pernambuco, para a relação entre o docente e seu trabalho? Tem-se como objetivo geral do estudo: analisar os determinantes do modelo de gestão por resultados adotado pelo Programa de Educação Integral (PEI), da Rede Estadual de Pernambuco, para a relação entre o docente e seu trabalho. A pesquisa ancorou-se no materialismo histórico-dialético, buscando evidenciar as contradições presentes no objeto de estudo, bem como situá-las historicamente observando os determinantes socioeconômicos que as conduzem (BOTTOMORE, 2012; KOSIK, 2011). Tem caráter documental, onde foi desenvolvido o esforço analítico de alcançar a lógica interna de cada documento, contextualizando-o (CELLARD, 2008). A pesquisa demonstra que a gestão por resultados do PEI acarreta uma série de situações degradantes para a relação do docente com o seu trabalho: as cobranças constantes por melhores resultados nas avaliações externas, o estímulo à competição entre professores e instituições, as sanções públicas que tendem mais a desmotivar o professor do que a servir de estímulo, além de outras questões de natureza burocrática e infra estrutural que condiciona o trabalho docente a situações de intensificação, podendo desencadear situações de sofrimento ou adoecimento pelo trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectGestão por resultadospt_BR
dc.titleA relação entre docente do ensino médio (em tempo) integral e seu trabalho, no contexto da gestão por resultadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxIn 2008, the Programa de Educação Integral (PEI) was implemented in the state of Pernambuco through Complementary Law 125/2008, which aimed to develop an extended working experience in the middle school through the Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) configured in 02 (two) formats: semi-integral, with 33.33 (thirty-three point thirty-three) weekly hours; and integral, with 40 (forty) hours per week, both distributed in 05 (five) days. For the teachers, the PEI presented an attractive program to the point where it guaranteed, exclusively to the teachers who participated in it, a special location bonus, provided for in Law 12.965 / 2005. However, over the last 10 (ten) years, the program has gained notoriety from large-scale evaluations of performance indicators, such as the IDEB and IDEPE, a phenomenon that conditions the notion of quality that is disseminated by the government , intrinsically linked to the results management model imported from the business world. Considering the close vision of the educational phenomenon that is constituted in these results, as well as the obstacles that results-based management in education and in the conditions of teaching work, an aspect already denounced by authors like Freitas (1995, 2012, 2014), Ravitch (2011) and Shiroma (2008), the present research has as problem: What are the determinants of the results-based management model adopted by the Programa de Educação Integral (PEI) of the Pernambuco State for the relationship between teachers and their work? The general objective of the study is to analyze the determinants of the results-based management model adopted by the Programa de Educação Integral (PEI) of the Pernambuco State for the relationship between the teacher and his work. The research was anchored in historical-dialectical materialism, seeking to highlight the contradictions present in the object of study, as well as to situate them historically by observing the socioeconomic determinants that lead them (BOTTOMORE, 2012; KOSIK, 2011). It has a documentary character, where the analytical effort was developed to reach the internal logic of each document, contextualizing it (CELLARD, 2008). The research shows that PEI results in a series of degrading situations for the teacher's relationship with his work: constant collections for better results in external evaluations, stimulating competition between teachers and institutions, public sanctions that tend to more to de-motivate the teacher than to serve as a stimulus, as well as other bureaucratic and infrastructural issues that condition the teaching work to situations of intensification, which may trigger situations of suffering or illness through work.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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