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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32473

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Título: Inferno, purgatório e paraíso em Brian De Palma
Autor(es): DOMINGUES, Matheus Cartaxo
Palavras-chave: Brian De Palma; Análise fílmica; Estética cinematográfica
Data do documento: 27-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação é um estudo sobre o cinema de Brian De Palma. Na “Introdução”, são apresentadas três abordagens recorrentes na fortuna crítica sobre De Palma, constatando-se que elas têm em comum o fato de tratarem os filmes em função de elementos que lhes são exteriores. Neste estudo, propõe-se uma análise em que a obra do cineasta seja considerada de forma autônoma. Para isso, parte-se da observação de uma recorrência narrativa nos filmes: a ambientação em mundos corrompidos dos quais as personagens são parte, tentam sair ou se encontram livres. Esses três tipos de jornadas orientam a divisão dos capítulos do estudo, respectivamente: “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”. Ao longo deles, serão também levados em consideração aspectos formais para se analisar, principalmente, quatro filmes: Olhos de Serpente (Snake Eyes, 1998), Um Tiro na Noite (Blow Out, 1980), O Pagamento Final (Carlito’s Way, 1993) e Missão: Marte (Mission to Mars, 2000). Através do estabelecimento de comparações entre os filmes, será evidenciada, ao fim do estudo, a existência de uma ordem narrativa subjacente e inerente à filmografia de Brian De Palma.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32473
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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