Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3244
Title: Design editorial | Revistas, capas e discursos: um estudo das revistas Veja, Isto É, Carta Capital e Época
Authors: Teresa de Carvalho Poças, Maria
Keywords: Design da Informação;Design Gráfico;Gramática do Design Visual;Retórica Visual;Representação da informação;Linguagem pictórica
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Teresa de Carvalho Poças, Maria; de Nóbrega Waechter, Hans. Design editorial | Revistas, capas e discursos: um estudo das revistas Veja, Isto É, Carta Capital e Época. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo a investigação de duas questões distintas da linguagem visual gráfica pictórica da representação da informação no Brasil: a primeira diz respeito à verificação dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da configuração do design gráfico das capas de revistas brasileiras de informação, cujas bases conceituais pertencem à área do Design da Informação, verificados pelos parâmetros fornecidos pela Gramática do Design Visual, de Gunther Gunther Kress e van Leeuwen (2006), através da verificação das estruturas de composição, de representação e de interação do design; a segunda questão diz respeito ao levantamento e identificação de figuras de retórica visual apresentadas nas capas estudadas, utilizando como suporte teórico os estudos de Jacques Durand (1974), através da sua Matriz de Classificação Geral das Linguagens Retóricas. Esta questão foi incluída na pesquisa por considerarmos que as figuras de linguagem constituem elementos de análise dos discursos produzidos pelo design. A amostra foi composta pelas revistas Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital, publicadas no período de julho a dezembro de 2007, escolhidas por serem as mais significativas para este segmento editorial quanto à abrangência de circulação e número de exemplares por edição. O problema que serviu de motivação para esta pesquisa surgiu pela observação de que as revistas podem sugerir diversos tipos de leitura pela configuração de seu design de capa. Trabalhamos com a hipótese de que a identificação de determinados aspectos sintáticos da linguagem visual gráfica pictórica nos leva a associações de caráter semântico e pragmático, e a identificação desses aspectos poderá contribuir para a formação de um repertório visual do design gráfico. O resultado da pesquisa confirmou que o instrumento de análise criado por nós, a partir dos padrões fornecidos pela Gramática do Design Visual, de Gunther Gunther Kress e van Leeuwen (2006) e pelo resultado dos estudos da Análise da Imagem de Durand (1974) se mostrou satisfatório para a investigação de como a informação é representada no Brasil, através das revistas em referência, confirmando nossa hipótese. Por fim, nosso propósito foi poder contribuir para a área do Design da Informação com o levantamento de parâmetros gráficos visuais significativos do contexto social de abrangência de circulação das revistas, através dos quais poderemos orientar atividades projetuais de forma mais adequada aos objetivos editoriais de uma dada publicação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3244
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2203_1.pdf9.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.