Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3242
Title: Estudo comparativo da análise macroscópica e histológica dos defeitos osteocondrais produzidos em côndilos femorais de coelhos preenchidos com gel de biopolímero da cana-de-açúcar
Authors: Cézar Vidal Carneiro de Albuquerque, Paulo
Keywords: Biopolímero da Cana-de-Açúcar; Defeito Osteocondral; Cartilagem/Terapia; Trauma Articular
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cézar Vidal Carneiro de Albuquerque, Paulo; Lamartine de Andrade Aguiar, José. Estudo comparativo da análise macroscópica e histológica dos defeitos osteocondrais produzidos em côndilos femorais de coelhos preenchidos com gel de biopolímero da cana-de-açúcar. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Objetivo: Estudar a cicatrização, superfície, coloração, consistência e continuidade do tecido de reparação após produção de defeitos osteocondrais em côndilos femorais de coelhos preenchidos com o gel de biopolímero da cana-de-açúcar, nos períodos de 90, 120 e 180 dias, e comparar com o grupo controle, sem o gel de bipolímero. Métodos: Foram estudados 16 coelhos brancos da linhagem Nova Zelândia, adultos jovens com 6 e 7 meses de idade e peso entre 2 e 2,5 kg, sem alterações no aparelho locomotor. Após anestesia geral, foi produzido com trefina um defeito de 3,2mm de diâmetro por 4mm de profundidade em cada côndilo femoral. Os animais foram divididos em dois grupo Estudo: joelho direito, côndilos medial e lateral, preenchimento com gel de biopolímero de cana-de-açucar; Controle: joelho esquerdo, côndilos medial e lateral, submetidos à cicatrização natural e analisados nos períodos de 90, 120 e 180 dias da cirurgia. Após o sacrifício, procedeu-se à ressecção das peças anatômicas, seguindo-se a imersão em solução de Bouin e fotografia com câmara Nikon Coopix 5400®, acoplada à lupa estereoscópica Nikon SM2800®, para estudo da superfície, coloração, consistência, continuidade e cicatrização. Resultados: Foram analisados pelo teste do qui-quadrado. Não houve diferenças significativas na avaliação dos parâmetros estudados entre os grupos estudo e controle. Conclusão: O aspecto macroscópico da superfície articular, coloração, consistência, continuidade e cicatrização do tecido encontrado sobre os defeitos osteocondrais preenchidos com o gel de biopolímero da cana-de-açúcar no grupo estudo se mostrou semelhante ao tecido encontrado no processo de reparação natural ocorrido no grupo controle.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3242
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Cirurgia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6675_1.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.